Com participação de 120 fotógrafos e mais de 200 imagens, a terceira edição da Street Expo Photo pode ser conferida na Escadaria da Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, até o dia 12 de janeiro. A inauguração oficial do evento estava marcada para este sábado (12), porém, foi cancelada em razão do agravamento da pandemia no país.
Marcos Monteiro, curador e produtor do projeto, resolveu levar para as ruas diferentes percepções de mundo representando o antes e o durante da pandemia. E foi um trabalho minucioso: ele demorou mais de cinco meses para selecionar as imagens de fotógrafos brasileiros e internacionais .
– A arte precisa ir para a rua. Vi que esse movimento estava ocorrendo na Europa, de sair dos museus, e isso me fez não desistir de fazer a Street na pandemia. Quem passar por aqui verá fotos variadas, do cotidiano, da natureza, de um sentimento, pessoas de máscaras, arquitetura, a queimada do pantanal. Fiz diferentes composições nos painéis, e cada um pode fazer sua própria leitura – explica Monteiro, que é fotógrafo e produtor cultural.
O curador conta que já encontrou pessoas de fora da Capital, como de Novo Hamburgo, que vieram apenas para ver a mostra, assim como aponta ser comum boa parte dos pedestres pararem e observarem as imagens com curiosidade. A edição de 2020 apresenta 16 painéis de dois metros cada, cobrindo quase 40 metros das paredes da escadaria junto ao Viaduto Otávio Rocha.
– Estamos em uma passagem de pessoas. Vi até o entregador de gás, que estava trabalhando, deixar o botijão ali do lado uns minutinhos para ver os painéis. Normalmente, a arte está só em museu, e é uma minoria que vai nesses lugares – reforça o curador.
Monteiro mora na rua Duque de Caxias, a duas quadras do local, e faz as vezes de organizador do fluxo. A ideia é passar o máximo de tempo no local para orientar as pessoas a não fazerem aglomerações ao olhar as fotos, respeitando os protocolos de saúde para evitar a transmissão do coronavírus.
Um dos destaques desta edição da Street Expo Photo é um painel exclusivo de fotógrafas do coletivo porto-alegrense Essas Mulheres. Pela primeira vez, o número de mulheres participantes na exposição é maior do que de homens. Entre as fotógrafas selecionadas estão Lucille Kanzawa (São Paulo), Lu Brito (Bahia) e Emma Radenac (França).