Logo após completar 88 anos, a Escadaria da Borges de Medeiros ganha novos horizontes com a inauguração de uma exposição fotográfica a céu aberto neste sábado (12). Em sua terceira edição, a Street Expo Photo traz para as ruas de Porto Alegre 235 cliques de fotógrafos de 10 estados do Brasil, além de Portugal, França e Canadá.
Sem abertura oficial por conta da pandemia, a edição de 2020 apresenta 16 painéis de dois metros cada, cobrindo quase 40 metros das paredes da escadaria junto ao Viaduto Otávio Rocha. Segundo os organizadores, é a maior exposição fotográfica a céu aberto do país.
Com curadoria de Marcos Monteiro, as fotografias buscam revelar a "Vida – antes e pós pandemia", com retratos de atos simples, como um abraço ou uma confraternização entre amigos, que podem ter ganhado novo significado após meses de reclusão e distanciamento social.
"Em tempo algum a arte se mostrou tão importante quanto agora nesse momento de pandemia. Mais do que nunca a arte precisa ir para junto do povo nas ruas, já que os museus e galerias estão fechados. E a Street reforça esse propósito", ressalta Monteiro em nota à imprensa.
A mostra ainda traz um painel exclusivo de fotógrafas do coletivo porto-alegrense Essas Mulheres. Assim, pela primeira vez o número de mulheres participantes da exposição é maior do que de homens. Entre as fotógrafas selecionadas estão Lucille Kanzawa (São Paulo), Lu Brito (Bahia) e Emma Radenac (França).
As obras permanecerão em exibição no local até 12 de janeiro de 2021.