A restauração da escultura de uma mulher na fachada de um banco na cidade espanhola de Palência, que fica a cerca de 200 quilômetros de Madri, viralizou nas redes sociais. O restauro teria sido realizado há quase 10 anos e virou assunto no Facebook após o artista local Antonio Capel compartilhar a obra em seu perfil.
"Parece um personagem de desenho animado", escreveu Capel, fazendo uma comparação da peça original com o resultado da restauração. O autor da produção não teve seu nome divulgado.
O trabalho artístico repercutiu na web: "Que vergonha, ou melhor, que falta de vergonha", criticou um usuário da rede social. "Que falta de cuidado, a primeira vez que vi achei que era mentira", relatou outro.
O restauro já foi apelidado de "novo Ecce Homo" e "Ecce Homo de Palência", em referência ao trabalho realizado no afresco que retratava Jesus em uma igreja de Borja, também na Espanha, que viralizou na web por seu resultado final.
O edifício em que está a escultura pertence ao banco Unicaja. Mesmo com a reclamações, a prefeitura alegou que não poderá intervir por se tratar da propriedade de uma instituição privada. Além disso, turistas têm ido até a cidade de 5 mil habitantes para conferir a fachada presencialmente.