O desenho de uma modelo nua que apresenta uma semelhança impressionante com a Mona Lisa pode ter sido feito por Leonardo da Vinci, disseram especialistas nesta quinta-feira.
Cientistas do Museu do Louvre, em Paris, onde a obra-prima do pintor está exposta, estão analisando um desenho a carvão conhecido como a Monna Vanna que foi atribuído ao estúdio do artista florentino.
O grande desenho pertence desde 1862 à enorme coleção de arte renascentista do Museu Condé, no Castelo de Chantilly, ao norte da capital francesa.
Os curadores do museu acreditam, após um mês de testes no Louvre, que o "desenho é, pelo menos em parte", de Da Vinci.
— O desenho tem uma qualidade na forma como o rosto e as mãos foram executados que é realmente notável. Não é uma cópia inferior — disse o conservador Mathieu Deldicque.
— Estamos olhando para algo que foi trabalhado em paralelo com a Mona Lisa no final da vida de Leonardo — afirmou.
— É quase certamente um trabalho preparatório para uma pintura a óleo — acrescentou, sugerindo que o desenho está intimamente ligado à Mona Lisa.
"Quase idênticos"
Segundo Deldicque, as mãos e o corpo são quase idênticos aos da obra-prima de Da Vinci.
O desenho é quase do mesmo tamanho da Mona Lisa, e pequenos buracos perfurados em torno da figura indicam que ela pode ter sido usada para traçar sua forma em uma tela, argumentou.
O especialista em conservação do Louvre Bruno Mottin confirmou que o desenho data da época em que Da Vinci viveu, no início do século XV, e que era de uma "qualidade muito alta".
Testes já revelaram que não se trata de uma cópia de um original perdido, disse o especialista ao jornal Le Parisien.
Ele observou, no entanto, que "devemos permanecer prudentes" sobre a atribuição definitiva a Da Vinci, que morreu na França em 1519.
"O tracejado na parte de cima do desenho perto da cabeça foi feito por uma pessoa destra", enquanto Da Vinci desenhava com a mão esquerda.
— É um trabalho que vai levar algum tempo — acrescentou. —Este é um desenho sobre o qual é muito difícil trabalhar porque é particularmente frágil.
Mas Mottin disse que a equipe do museu espera esclarecer a identidade do autor em um prazo de dois anos, a tempo para uma exposição no Chantilly com motivo do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci.
Mais de 10 especialistas estudaram cuidadosamente o desenho nas últimas semanas, usando uma variedade de escâneres e outros métodos científicos.
Suas investigações se concentraram em averiguar se o desenho foi feito antes ou depois da Mona Lisa, que foi pintada após 1503.
O desenho do Chantilly foi originalmente atribuído ao mestre toscano quando foi comprado pelo duque de Aumale, em 1862, por 7 mil francos, uma quantia substancial na época.
Mais tarde, os especialistas tiveram dúvidas sobre a autoria e concluíram que era mais provável que o desenho tinha sido feito por algum membro do estúdio do artista.
Há cerca de 20 pinturas e desenhos da Mona Lisa nua em coleções de todo o mundo, mas a maioria é muito difícil de datar.
* AFP