Selecionados no 2º Concurso de Arte Impressado Instituto Goethe, Bruno Tamboreno e Gilberto Tomé inauguram nesta quinta-feira exposição conjunta na instituição. Curada pela artista e professora Maristela Salvatori, a mostra conta com gravura em metal, monotipias, serigrafias, vídeos e cartazes.
Leia mais:
Eduardo Haesbaert revela trabalhos inéditos na mostra "Remove", com abertura nesta quinta-feira, no Paço
Gelson Radaelli apresenta nova série de pinturas no Margs
MAC-RS convida 24 artistas para homenagear centenário da "Fonte"
Mestres da gravura estão em nova exposição do Margs
Outras notícias de artes visuais
Com trajetória consolidada em São Paulo, Tomé (nascido em 1969, em SP) expõe um livro que dá continuidade à sua pesquisa sobre imagens urbanas, desenvolvida há quase 20 anos. A obra explora cartazes que fotografou em Porto Alegre e São Paulo, expondo marcas de cola, da intempérie e rasgos retrabalhados com serigrafia.
Tamboreno (nascido no RS, em 1989) leva ao Goethe trabalhos nos quais explora, principalmente, a repetição de formas, fazendo uso de monotipia, litografia e vídeo.
Em 21 de setembro, será a vez da dupla Caroline Veilson e Lurdi Blauth expor no local. Elas também foram selecionadas pelo concurso, que teve 26 inscritos e tem como objetivo fomentar a produção da gravura, uma linguagem com larga tradição tanto no Rio Grande do Sul como na Alemanha, sede do Instituto Goethe.
– Saímos do período em que a arte era apenas conceitual. Hoje o fazer foi revalorizado, e há essa ideia de associar práticas mais tradicionais a possibilidades contemporâneas – reflete Maristela.
A seleção do trabalhos foi feita por Maristela, pela professora Neiva Bohns, e pelo curador Cauê Alves.
Exposição Bruno Tamboreno e Gilberto Tomé
Abertura quinta-feira, às 19h.
Galeria do Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), fone (51) 2118-7808.
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h30min, e sábados, das 10h às 12h30min, de quinta até 9 de setembro.
Entrada franca.