Assim como o escritor Carlos Urbim (1948 – 2015) escolhia minuciosamente cada palavra para compor suas cativantes histórias, também selecionava a dedo os responsáveis por ilustrar seus livros. Ao trabalhar em parceria com artistas visuais, construía junto com eles projetos originais que se transformavam em obras de arte. Eu ilustro Urbim, exposição que será aberta nesta quarta-feira, Dia das Crianças, na Pinacoteca Ruben Berta, revela justamente o cunho artístico de seus livros.
– Urbim chegava na editora citando os artistas com os quais conversaria: Gustavo Nakle, Maria Tomaselli, Zoravia Bettiol... Aí começavam a vir obras de arte – lembra Alice Urbim, viúva do escritor e curadora da mostra ao lado de Christina Dias, do Projeto Kombina.
Leia mais:
Veja atrações para o Dia das Crianças em Porto Alegre
Programinha: confira dicas de atividades para as crianças
As duas reuniram ilustrações originais de 13 livros, mostrando como se deu todo o seu processo de produção. Na mostra, há as invenções coloridas em argila de Laura Castilhos, de Saco de brinquedos (1997), e também as gamelas cravejadas de bolinhas de gude criadas pelo próprio Urbim e fotografadas por Luiz Eduardo Achutti para se transformarem no céu de Na noite estrelada (2008).
– A criança vai ver o livro com olhos curiosos para descobrir que, por trás, há um artista que constrói tudo inspirado pelo texto. Mudamos a perspectiva do leitor – diz Christina.
O emblemático Um guri daltônico, lançado em 1984, ganhou um recanto especial na Pinacoteca. A edição comemorativa de 25 anos do título foi ilustrada por Cláudia Sperb. Mais do que parceira, a artista era amiga do escritor, a quem define como um "eterno guri":
– Quando ele me deu a oportunidade de ilustrar esse livro, fiquei muito feliz. Dividi com Urbim um pedaço da minha vida.
Também participam da exposição nomes como Eduardo Vieira da Cunha, Rodrigo Rosa, Eloar Guazzelli, Carla Pilla e Clô Barcellos – completa a mostra uma série de fotografias do autor feitas por Gilberto Perin. Para marcar a abertura, nesta quarta-feira, a Kombi Carlos estacionará no local a partir das 15h com brincadeiras e oficinas de arte para crianças ministradas por Zizi Paz e Mauricio Alves.
Viva, a obra de Urbim segue trilhando seu caminho. Ainda sem data de lançamento, vêm aí dois livros inéditos intitulados Maria fumaça e Ideia fixa. E a próxima estrada dará no Uruguai: a Kombi Carlos vai circular pelo país vizinho a partir de janeiro.
Eu ilustro Urbim
Abertura nesta quarta-feira, às 18h. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h. Até 18/11.
Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973).
Nesta quarta, haverá oficinas e brincadeiras para crianças com a Kombi Carlos, a partir das 15h.