Há exatos 10 anos, Carlos Krauz, Helena d'Avila, Laura Fróes e Nelson Wilbert combinaram que dedicariam os sábados livres para visitar ateliês de outros artistas em Porto Alegre. Era o começo do projeto 3x4 VIS(I)TA, que até 2012 os levaria a adentrar os ambientes de criação dos colegas André Venzon, Felix Bressan, Gonzaga, Maria Lucia Cattani (1958 – 2015), Mário Rohnelt, Frantz, Patricio Farías, Roseli Jahn e Vera Chaves Barcellos.
Não foram apenas visitas, na verdade. Os encontros eram seguidos por ocupações dos ateliês com trabalhos que Krauz, Helena, Laura e Wilbert – o grupo 3x4 – produziam especialmente para esses espaços de criação. E a dinâmica estabelecida com os artistas visitados era sempre finalizada com uma exposição de apenas um dia de duração e aberta ao público.
Essa trajetória de descobertas e criação conjunta ao longo de seis anos é agora reunida em um caprichado livro que documenta, em mais de 300 páginas, as visitas e os trabalhos realizados. Com financiamento pelo Fumproarte, 3x4 VIS(I)TA tem lançamento nesta quinta-feira (4/8), às 18h, na Bolsa de Arte, acompanhado da abertura da exposição coletiva Conversas, reunindo obras do quarteto que compõe o grupo.
– É o fechamento de um percurso – diz Laura. – Ou melhor, é a primeira amarração desta trajetória lenta e paciente que realizamos nesses últimos 10 anos.
Três exposições para não perder em Porto Alegre
Exposição de Francisco Brennand tenta transportar visitante para o lugar onde o artista cria suas obras
Fundação Iberê Camargo inaugura exposição de arte moderna baseada em obras da coleção Edson Queiroz
Exposição mostra vanguarda da Livraria e Editora Globo
O livro é um convite a refazer os passos do grupo 3x4 e, assim, a visitar na companhia deles os ateliês dos nove artistas participantes do projeto. Além de fotografias dos encontros, das obras realizadas e dos eventos que ofereceram ao público a oportunidade de conhecer in loco espaços tão particulares de criação, 3x4 VIS(I)TA também reúne textos críticos e depoimentos que ajudam a melhor compreender o pensamento artístico dos visitados e envolvidos.
– Cada artista tem uma relação com o seu ateliê. Uns o abrem, outros o consideram sagrado. Ao longo do projeto, fomos guardando o que geramos de registros das visitas. Até que resolvemos reunir em um livro – conta Laura.
Esses arquivos servem, portanto, como documentação da série de obras dos integrantes do grupo 3x4 criadas especificamente para cada um dos ateliês – algumas delas não mais existentes. São trabalhos que partem sempre dos diálogos estabelecidos com os artistas visitados, mas especialmente em resposta às particularidades de cada um dos espaços de criação. Algumas dessas obras foram levadas a público em 2015, quando o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) apresentou, na Casa de Cultura Mario Quintana, uma exposição coletiva do grupo 3x4 e dos artistas visitados.
Agora, a mostra da Bolsa de Arte, intitulada Conversas, concentra-se na produção do quarteto Krauz, Helena, Laura e Wilbert, oferecendo uma espécie de breve retrospectiva de suas produções individuais.
CONVERSAS
Abertura nesta quinta-feira (4/8), às 18h. Visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h30min. Até 17 de setembro. Entrada gratuita. Bolsa de Arte (Visconde do Rio Branco, 365), em Porto Alegre, fone (51) 3332-6799.
O livro: 3x4 VIS(I)TA documenta as visitas realizadas pelo grupo 3x4 a ateliês de artistas ao longo de seis anos. Com organização de Cristiane Löff e coordenação editorial de Paula Ramos, o livro de 346 páginas estará à venda por R$ 50.
A exposição: Conversas apresenta trabalhos dos quatro artistas integrantes do grupo 3x4 – Carlos Krauz, Helena d’Avila, Laura Fróes e Nelson Wilbert.