Foi num posto de gasolina, em 1960, que Vicencio Paludo encontrou a oportunidade que o faria dar início à empresa que é referência em reforma e reparos para pneus e que completou 50 anos, a Vipal Borrachas.
Sócio do posto, Vicencio acompanhava de perto os problemas enfrentados por motoristas e o descarte frequente de pneus em bom estado, o que o fez adquirir três máquinas para reforma, a fim de oferecer nova vida aos usados. Na época, os produtos de reparo eram quase todos importados e de difícil acesso. Com experiência no ramo, Vicencio começa, então, a produzi-los e, gradualmente, os reparos ganham destaque na região, preparando o terreno para que, no dia 28 de julho de 1973, fosse inaugurada a primeira fábrica da Vipal Borrachas, em Nova Prata, marcando o começo oficial da companhia.
A partir daí, as inovações ganharam frequência. Em 1986, a Vipal Borrachas inicia a fabricação de produtos para reforma de pneus a quente.
No ano seguinte, o Centro Técnico Vipal (CTV) toma forma, com o objetivo de formar mão de obra especializada em reforma de pneus. A iniciativa foi precursora para que, anos mais tarde, com a ampliação da assistência técnica, surgisse a Universidade Corporativa da Vipal (Univipal). Com 10 anos de existência, a Univipal já capacitou mais de 68 mil alunos e mantém mais de 70 cursos voltados ao mercado de borracha.
Em 1991 chega a vez da linha de bandas pré-moldadas, marcando o início da fabricação de produtos para reforma de pneus a frio. Aos poucos, o portfólio é incrementado, até posicionar a companhia como única no mundo com uma linha completa de produtos para reforma e reparos de pneus de passeio, carga, agrícola e OTR (off the road), feitos especialmente para terrenos irregulares.
Um dos grandes impulsionadores para a construção da liderança da Vipal Borrachas foi o lançamento de sua Rede Autorizada, em 1997. Formada por profissionais capacitados, hoje já são mais de 200 reformadores no Brasil, ultrapassando a marca de 250 em toda a América Latina.
Em 1998, a segunda fábrica em Nova Prata é inaugurada e, no ano seguinte, são lançadas as primeiras bandas pré-moldadas com desenhos exclusivos, projetadas para garantir o melhor desempenho em cada tipo de pneu.
Diante de tantas frentes de inovação, no ano seguinte é inaugurado o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) na cidade de Nova Prata, com objetivo de avaliar e homologar 100% das matérias-primas e fornecedores. Hoje, o CPT é um dos mais modernos do mundo no segmento de reforma de pneus, com 13 laboratórios e a realização de mais de 50 diferentes tipos de testes, gerando mais de 28 mil ensaios anuais.
Em 2012, a companhia dá mais um passo e entra no mercado de pneus novos, lançando seu primeiro pneu para motocicletas. A companhia segue em crescimento e, em 2016, inicia a fabricação própria de máquinas para reforma de pneus. As máquinas são desenvolvidas com foco em alto desempenho por quem conhece o dia a dia dos reformadores, com o objetivo de aumentar produtividade e reduzir custos operacionais.
Dos primeiros remendos até a instalação de filiais e 15 centros de distribuição localizados em diferentes continentes, a Vipal demonstra o tamanho da internacionalização da marca, presente em mais de 90 países ao redor do mundo.
Filho do fundador e atual presidente do conselho de administração da empresa, Arlindo Paludo (hoje com 76 anos) se emociona ao lembrar da operação que começou pequena e hoje, com sete fábricas, é referência em seu segmento.