O Almanaque Gaúcho traz algumas imagens que recuperam momentos da memória e da presença importante do Everest Palace Hotel, que acaba de fechar as portas, depois de 56 anos de atividade na capital gaúcha.
O Everest foi inaugurado, pelo seu proprietário, Alberto Augusto Fett, no dia 21 de maio de 1964, com um coquetel que teve como convidados o então prefeito de Porto Alegre, Célio Marques Fernandes e figuras expressivas da nossa sociedade, como a jornalista Gilda Marinho. Na época, a imprensa registrou que “se tratava do mais luxuoso estabelecimento do gênero no Estado e um dos mais modernos do país”.
Nesse mais de meio século, o hotel hospedou inúmeras autoridades, além de estrelas da música, do teatro, da televisão e de todas as áreas. Em dezembro de 1970, por exemplo, a cantora Elis Regina voltava ao Rio Grande do Sul já como um consagrado sucesso, trazendo consigo o filho João Marcelo, de apenas seis meses, para apresentar aos parentes. Claro que Elis ficou no Everest.
Antes disso, em junho de 1966, o hotel viveu momentos trepidantes com a chegada dos ídolos da Jovem Guarda, Roberto Carlos e companhia.
O Viaduto Otávio Rocha, na Rua Duque de Caxias, ficou lotado de fãs — alguns chegaram a invadir o saguão do hotel. Já em dezembro de 1967, foi a vez de Chico Buarque desembarcar de um vistoso automóvel Impala diante do Everest. Tarcísio Meira e Glória Menezes também trouxeram suas malas para ali se alojar em 1997.
Mais recentemente, em abril de 2009, um dos mais famosos fotógrafos do mundo, o francês Marc Riboud, que foi vice-presidente da cultuada Agência Magnun (fundada por Henry Cartier Bresson) esteve no topo do Everest para dali obter imagens panorâmicas da hospitaleira capital dos pampas.