A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), também conhecida como Divisão Encouraçada, completa 112 anos de existência nesta quinta-feira (6), com seu quartel-general localizado convenientemente na acolhedora Santa Maria, no coração do Rio Grande.
Ao longo dos anos, as tropas que se estabeleceram em Santa Maria da Boca do Monte passaram por diversas transformações, até que, em 6 de agosto de 1908, foi constituída a 3ª Brigada Estratégica, primeira grande unidade militar no município, sendo o marco temporal da atual 3ª DE. Em 1979, recebeu a denominação histórica de “Divisão Encouraçada”, por ser herdeira dos feitos e das tradições da 3ª Divisão de Infantaria do Exército Imperial, que, sob o comando do bravo brigadeiro Antônio de Sampaio, cobriu-se de glória nas batalhas da Guerra da Tríplice Aliança.
A estrutura organizacional da 3ª DE conta com a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS), a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS), a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana-RS) e a Artilharia Divisionária/3 (Cruz Alta-RS), além do 1° Batalhão de Comunicações (Santo Ângelo-RS), da Base Administrativa, da Companhia de Comando e do Campo de Instrução de Santa Maria. A 3ª DE é um grande comando operacional, com responsabilidade sobre uma área correspondente a praticamente metade do Rio Grande do Sul, perfazendo um efetivo superior a 15 mil homens e mulheres, distribuídos em 43 organizações militares e com um universo aproximado de 1,7 mil viaturas operacionais e administrativas e 725 viaturas blindadas e mecanizadas. É uma das maiores e mais potentes divisões do Exército Brasileiro.
As tropas da Divisão Encouraçada participaram de várias missões como força de paz da Organização das Nações Unidas. Integrou a missão de paz da ONU para estabilização do Haiti por três vezes, nos anos de 2007, 2010 e 2014.
As tropas da 3ª DE também atuam na faixa de fronteira, para combater ilícitos transfronteiriços, ou tomando parte da Força de Pacificação no complexo de favelas da Maré (2014), no Rio de Janeiro, assim como em proveito da segurança de grandes eventos, como ocorreu no transcurso da Copa do Mundo de 2014 e na Operação Acolhida (2019), em Roraima, para receber os venezuelanos que vinham para o Brasil.
Mas a atuação da 3ª DE vai além dos muros dos quartéis, participando de muitas ações integradas de apoio comunitário e à defesa civil, estendendo a mão amiga do Exército Brasileiro à população carente, especialmente em situações de calamidade, como em casos de desabrigados por enchente, socorro e transporte da população ribeirinha de áreas alagadas e apoio à reconstrução de casas, escolas e imóveis de uso coletivo das comunidades atingidas por intempéries climáticas.
Eis a Divisão Encouraçada, há mais de um século fazendo parte da história de Santa Maria e região. Com as restrições impostas pela covid-19, não serão realizados neste ano os tradicionais eventos comemorativos à data.
Colaborou coronel Nei Leiria do Nascimento