A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep/RS) foi criada no dia 26 de abril de 1960 por um grupo da classe que visualizou o futuro. Após sua fundação, tornou-se, entre os delegados de polícia e a sociedade, uma entidade madura e consciente de sua importância. Em sua história, já contou com 24 presidentes, sendo comandada atualmente pelo delegado Pedro Carlos Rodrigues, ex-chefe da Polícia Civil do Estado.
Respeitada dentro e fora do território gaúcho, a associação ajuda a orientar, de forma segura e profissional, não só os rumos da corporação como também os melhores caminhos para a comunidade brasileira. Constituída sobre valores éticos e democráticos, a Asdep é referência na área em que atua. O crescimento da instituição acompanhou os momentos vividos pela categoria, em defesa de reconhecimento salarial e enfrentando dificuldades nos anos de falta de prestígio da classe.
O começo, por essa razão, foi modesto: em uma pequena casa de madeira, na área onde hoje está instalada a sede. Mais tarde, houve a aquisição do terreno ao lado, no qual foi construído um prédio maior, de alvenaria, depois ampliado, com a incorporação de um galpão crioulo, até chegar à nova sede, com 1,5 mil metros quadrados de área construída. Nesse espaço, estão instalados a administração da associação, a sala de estar, o salão de jogos, o restaurante, o salão de festas, o auditório para cerca de 200 pessoas e um hotel de trânsito com apartamentos para uso dos associados e seus familiares.
Mais do que possuir excelentes instalações, a sede da Asdep é um símbolo da classe e representa um verdadeiro abrigo para a esperança, em que pode e deve ser manifestada a indignação frente às injustiças. Também tem por objetivo facilitar a qualificação e a especialização dos delegados de polícia por meio de variadas atividades, constituindo-se no principal centro de discussões dos assuntos de interesse da classe.
Nos últimos sete anos, vem realizando o já tradicional Prêmio Asdep de Jornalismo, que busca valorizar o trabalho dos profissionais de imprensa que acompanham o dia a dia e noticiam a atuação dos delegados de polícia nas ruas e delegacias do Estado.