Até o dia 2 de outubro, na Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS – Av. Frederico Segala, 3.099, bairro Samuara – Caxias do Sul), a interessante exposição Italianos e o Brasil pode ser visitada. O projeto utiliza recursos gráficos e tecnológicos para contar a história da imigração italiana, sua chegada ao Brasil e ao Rio Grande do Sul e mostrar os motivos que levaram os imigrantes a sair da Itália. Apresenta, ainda, os costumes e as tradições que o povo italiano trouxe para o nosso país e como eles se integram aos costumes gaúchos e brasileiros. Arquitetura, artesanato, dança, música, economia, gastronomia, religiosidade e lazer são alguns dos tópicos abordados.
A exposição se apoia em material apresentado em telas touch screen, que servem como suporte e ferramenta para transmitir ao visitante a história dos primeiros colonos vindos de terras italianas ao Rio Grande do Sul. Com o uso de imagens, textos e equipamentos modernos e interativos, é possível fazer uma viagem no tempo, na história dessas pessoas, na cultura italiana, além de ilustrar como esta se interligou à cultura gaúcha, fazendo parte de um mosaico de descendentes de outros povos da Europa, da África e da Ásia.
– O projeto não conta apenas a história da imigração, de seus personagens, causas e impactos no Brasil, mas, sobretudo, traz para o visitante o legado dessa nova cultura que se reinventou e se transformou em genuinamente brasileira. É uma jornada fascinante ao universo ítalo-gaúcho, que encanta e nos faz compreender um pouco melhor o que é essa aquarela cultural chamada Brasil – pontua o curador Charles Tonet.
A realização é do Ministério da Cidadania e da Totalcom Comunicação, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura das Lojas Colombo, de José Galló, das Empresas Randon e da Roseflor Alimentos. A mostra tem apoio do Instituto Hércules Galló e da Universidade de Caxias do Sul. A exposição tem visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min. A entrada é franca. Mais informações em italianoseobrasil.com.br.