Mokan
A chegada da família Mokan ao Brasil deu-se pelo porto do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1891. Vieram a bordo do vapor Hannover, que partiu de Bremen, na Alemanha, com 433 passageiros. Sua origem era a localidade de Olaszfalu, província de Veszprém, na Hungria.
O casal Jose Mokan e Maria Karolyi embarcou com os quatro filhos, dos quais dois faleceram durante a viagem. Logo após a chegada, a família foi para Linha Garibaldi, na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde a colônia húngara é muito forte.
Por razões econômicas, mais tarde todo o clã (com seus dois filhos remanescentes já tendo constituído novas famílias) migrou para a atual cidade de Ajuricaba (que, na época, pertencia ao município de Ijuí), de onde alguns integrantes partiram para outras localidades dentro do Rio Grande do Sul, bem como para outros Estados.
Com a ideia de realizar o encontro familiar, foi organizada a árvore genealógica da família, que conta, atualmente, com mais de 900 descendentes cadastrados na pesquisa. Tendo como objetivo reunir, confraternizar e proporcionar momentos de alegria, os Mokan estarão juntos no dia 10, próximo domingo, na Linha 26, distrito do município de Ajuricaba.
Lá, esperam um grande número de adesões dos descendentes da família, que, tendo superado as mais diversas dificuldades, continua mostrando os valores herdados de seus ancestrais.
Na fotografia, ao centro, a matriarca, Maria Karolyi (viúva de José Mokan), no casamento do neto Estefano Mokan com Angela Maria Donaduzzi, em 21 de janeiro de 1933. Informações e confirmação de presença deverão ser realizadas, impreterivelmente, até o dia 6 de dezembro, com o coordenador do evento, José Orlando Mokan, pelos telefones (55) 3551-1164 e (55) 99633-9190.
Colaboração de Ernani Karoly
Nunes
Um animado ramo dos Nunes vai realizar no próximo domingo, dia 10, em Porto Alegre, o 11º Encontro da Família Nunes, oportunidade em que celebrarão os laços familiares dos descendentes de Oswaldo Rodrigues Nunes (1901-1990), nascido em Cachoeira do Sul, e de Universina Brandão Nunes (1914-1994), natural de Encruzilhada do Sul.
O distrito de Barro Vermelho, em Cachoeira do Sul, foi o primeiro local de residência do casal, onde também nasceram seus 10 filhos: Milton, José, Alzira, Mário, João Carlos, Jandira, Doli, Rubens, Adroaldo e Elizabeth.
Organizado por Doli Nunes, o primeiro encontro da família Nunes aconteceu em 2007, após a perda repentina de José, o segundo filho de Universina e Oswaldo. Segundo Doli, "a família não poderia esperar apenas momentos tristes para se reunir em sua totalidade".
Desde então, a celebração é um sucesso, integrando participantes das segunda, terceira e quarta gerações. Gritaria, conversa, churrasco, jogos e muita emoção fazem do evento dos Nunes um grande momento. Mais informações pelo e-mail bina_geo@yahoo.com.br
Direito, PUC – 1972
Os colegas da turma de 1972 da Faculdade de Direito da PUCRS estarão comemorando 45 anos de formatura com um jantar de confraternização no próximo dia 7, quinta-feira, às 20h, no Grêmio Náutico União, na sede do Alto Petrópolis, na Rua João Obino, 300.
Os interessados em participar do encontro devem entrar em contato com Kalil, pelo telefone (51) 98181-0713; Leila, (51) 99683-4735; ou Jane, (51) 99249-2076.