A Banda Rio Grande do Sul foi fundada em agosto de 1988, sob a direção da então diretora Jussara Pacheco, e tem como entidade mantenedora a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, do bairro Vila Jardim, em Guaíba.
É composta por 50 integrantes, alunos, ex-alunos, membros da comunidade e de cidades vizinhas. No ano 2000, com a saída do então maestro, componentes e direção da escola elegeram Itamar Moura Rodrigues como novo regente. Desde a fundação, ele faz parte do grupo musical.
Itamar dedica seus finais de semana e algumas noites dos dias úteis a esse trabalho voluntário, pois acredita que a música oferece a perspectiva de um mundo melhor para jovens e cidadãos. Desde sua formação, a banda destaca-se não só pelos prêmios, mas pelo respeito, união e solidariedade entre seus integrantes.
Em 2003 e 2004, foi a única representante do Estado na Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), em Taubaté e Estância do Socorro, em São Paulo. Nos anos de 2006, 2008, 2009 e 2010, participou de campeonatos nacionais promovidos pela CNBF nas cidades de Sorocaba, Franca e Mauá. Atualmente, ocupa duas categorias técnicas: banda de percussão e banda de percussão melódica.
O grupo vem colecionando troféus pelos concursos e festivais de que participa, pela Associação Gaúcha de Bandas (AGB), Febargs, Agência de Bandas Marciais e Fanfarras (ABMF), ABMLinorte e CNBF, com cerca de 300 em seu acervo. Em 2012, a Banda Rio Grande do Sul conquistou todos os títulos que disputou na ABMF.
O mor, o condutor da banda, Maicon Nunes (in memoriam), destacou-se pelos títulos de 15 vezes campeão consecutivo pela AGB, tetracampeão estadual pela ABMF, bicampeão geral sênior Febargs, bicampeão geral interestadual sênior Febargs Conesul, campeão interestadual sênior pela ABMLinorte e campeão nacional pela CNBF.
Em 2014, a banda sagrou-se campeã pela AGB nas duas categorias, classificando-se para o Campeonato Nacional de 2015. Conquistou o primeiro lugar em todos os quesitos: mor, baliza e comissão de frente.
Nesse mesmo ano, foi vencedora, em sua categoria, do Campeonato Aberto Conesul, promovido pela Febargs. Em 2015, a banda ganhou o concurso estadual, em Pantano Grande. Itamar é incansável na busca de recursos, pois existe a necessidade de atualização instrumental, reposição, conserto e renovação de uniforme e tudo o que possa garantir o sucesso.
Entidade sem fins lucrativos, ela é mantida por trabalho voluntário, com apoio da escola, da prefeitura de Guaíba e da empresa CMPC Celulose, que por dois anos disponibilizou ônibus para as viagens. São promovidas rifas, chás e almoços, tudo em beneficio do grupo. Em 28 anos, já passaram pela banda mais de mil integrantes, que continuam acompanhando as atividades nas redes sociais. O grupo “Gagazinhos”, composto pelos fundadores de 1988, reúnem-se até hoje.
O regente Itamar, no próximo ano, tem como projeto criar uma escolinha de música para crianças, formando, assim, músicos sucessores.
Colaborou Pedro Molnar