No tempo atual, da chamada modernidade líquida, época de liquidez, volatilidade, incerteza e insegurança, quando referências anteriores dão lugar ao efêmero e ao artificial, é auspicioso lembrar a história singela de uma casa de comércio que está completando 75 anos hoje. Trata-se da Casa De Carli, em Santo Antônio da Patrulha.
Tudo começou quando Marcolino De Carli, nascido em Osório, foi para a cidade vizinha, onde conheceu Ena Holmer, com quem viria a casar-se. Em 21 de setembro de 1942, portanto há exatos 75 anos, ele comprou de seu sogro, Albano Holmer, uma loja no valor de 8 mil contos de réis, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 314.
Leia mais
Segunda gráfica mais antiga do Brasil celebra 140 anos de história
Encontros de famílias: Zoppas, Grechi e Spiazzi
A saudosa revista infantil O Tico-Tico
Com o tempo e a diversificação das mercadorias (ferragem, bazar, munição para caça, máquinas de costura, bicicletas, entre outros produtos), foi preciso providenciar mais espaço. Em 1967, com o nome popular de Casa das Armas, a loja mudou-se para a Rua Francisco José Lopes, 311, em Pitangueiras.
No ano de 2002, quando completou 60 anos, o tradicional estabelecimento comercial passou a se chamar Casa De Carli, esta, herdeira de diversas razões sociais, como De Carli & Filhos Ltda., entre outras. Hoje, Júlio Cezar De Carli, que há 50 anos comanda o negócio, tem justo orgulho da trajetória comercial e da relação estreita e histórica com seus clientes, muitos deles hereditários.
Enfrentando as crises com trabalho e perseverança e cultivando valores como a amizade, o proprietário afirma que procura caminhar junto ao progresso, investindo e incorporando novos produtos para manter um estoque variado e atualizado que atenda aos interesses dos clientes, a quem a Casa De Carli, sinceramente, agradece pela fidelidade.