Um de nossos leitores, o fotógrafo e artista plástico Eduardo Vieira da Cunha, encontrou, entre as antigas fotos guardadas pelo seu avô, essa preciosidade de imagem, que mostra a Rua 7 de Setembro, de Cachoeira do Sul, com um desfile de carroções militares, soldados montados em cavalos e a população ocupando as calçadas. Curiosamente, não se vê nenhum veículo motorizado.
Eduardo, sem informações mais precisas sobre a fotografia, logo utilizou o Facebook para encaminhar a foto para a pesquisadora Mirian Ritzel, que edita um blog chamado História de Cachoeira do Sul, objetivando despertar o interesse de pessoas que queiram conhecer um pouco sobre o quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul.
Ela atuou junto ao museu daquela cidade por 21 anos. Mirian, entusiasmada, respondeu: "Esta foto é uma raridade. Nunca tinha visto por este ângulo e com esta movimentação, que parece mesmo ser militar. Para onde iriam? Seria uma parada cívica e os militares se dirigiam para a Intendência? Estavam descendo a Rua 7 ou estavam chegando em Cachoeira, a partir da Estação Ferroviária, no alto da Rua 7, vindos de alguma movimentação das muitas que houve na década de 1920? Perguntas, perguntas... Outra questão: a Rua 7 está calçada? Não dá para ter certeza. Se estava, a foto é posterior a 1927. Também chamam atenção os postes Nova Lux, novidade instalada pelo João Neves da Fontoura a partir de 1925/1926... Com isto, jogamos a data da foto para a segunda metade da década de 1920. Se conseguisse ler as demais placas das lojas, talvez pudesse me aproximar mais da data real".
Leia mais
A nova cara velha de O Taquaryense
O banqueiro Barão de Mauá
Os primórdios da charge na Província Gaúcha
Em resposta, o artista respondeu: "A primeira placa à direita é do Café Paulista... Logo depois, se lê uma placa com os dizeres ‘confeitaria’ e ‘padaria’. Dá para ver que a rua é calçada com paralelepípedos. Seria a quadra do Coliseu?".
Mirian respondeu: "Sim, a rua calçada então indica que a foto é do final da década de 1920, pois o calçamento teve início em 1926/1927. O Café Paulista, de Manoel Costa Júnior, estava aberto, na Rua 7 de Setembro, número 149, em 14 de junho de 1920".
A foto foi encaminhada com mais qualidade para o e-mail da pesquisadora e também para o nosso Almanaque Gaúcho para que, sendo compartilhada por um maior número de pessoas, possam surgir dados mais exatos sobre este flagrante do passado.
Aguardamos colaborações!