Amanhã, sábado, dia 8, às 10h, no Sheraton Hotel, durante a 33ª Jornada de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o dermatologista Antonio Carlos Bastos Gomes lançará o livro Notas Históricas Sobre a Dermatologia no Rio Grande do Sul (Editora Bestiário).
Em pouco mais de 90 páginas, Bastos Gomes reuniu suas pesquisas, desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos, em que apresenta os principais dermatologistas gaúchos, entre os quais os professores Clóvis Bopp e José Gerbase. O autor aborda, também, os mais de cem anos dessa especialidade em nosso Estado e conta como a hanseníase entrou no Rio Grande do Sul.
Leia também
O talento de Cândido Norberto
Relembre como era o Viaduto da Otávio Rocha na década de 1930
Na obra, o doutor Ernst von Bassewitz, natural de Mecklemburgo e diplomado em 1890 pela Universidade de Berlim, é identificado como o primeiro dermatologista a atuar nessa especialidade em solo rio-grandense. Bassewitz emigrou para o Brasil em 1892, fixando-se primeiramente em São Paulo e transferindo-se, em 1894, aqui para o Sul, onde exerceu a medicina em distantes cidades, como Santa Vitória do Palmar (no Litoral Sul) ou Alegrete (na Região da Campanha).
Esse pioneiro morreu em 1951 e está sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, na Capital. O médico e pesquisador Antonio Carlos Bastos Gomes nasceu em Uruguaiana, em 1949, formou-se em 1973 pela UFRGS e é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “fellow” da American Academy of Dermatology, membro da European Academy of Dermatology and Venereology e do Colégio Ibero-Americano de Dermatologia.
A distribuição do livro será gratuita.