Quando o nascimento do escritor Erico Verissimo (1905-1975) completou cem anos, em 2005, o fotógrafo gaúcho Leonid Streliaev celebrou a data lançando o livro O Rio Grande de Erico Verissimo, onde fez uma interpretação fotográfica da obra clássica O Tempo e o Vento. A publicação recebeu o prêmio Livro do Ano, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro.
Leonid é autor de algumas das melhores fotos desse ícone da literatura gaúcha. O fotógrafo esteve inúmeras vezes com Erico, produziu retratos dele, antológicos, e registrou, em belas imagens, o universo do célebre cruz-altense. "Ele gostava muito de fotografia e se autointitulava, além de um contador de histórias, um retratista. Dizia que seus cenários eram reais, e os personagens, imaginários", lembra Leonid.
Como algumas dessas fotografias foram realizadas para ilustrar reportagens da revista Veja e estavam arquivadas no Departamento de Documentação (Dedoc) da Editora Abril, em São Paulo, Leonid e o curador Cesar Prestes, que contribuiu para a confecção da obra, tiveram que ir até a capital paulista para pesquisar o material que faltava para completar o livro-homenagem. A funcionária do Dedoc, além de ceder aos visitantes o livre acesso às fotos, entregou a Leonid um cartão original da participação do nascimento de Erico, mandado imprimir por seus pais, Sebastião e Abegahy Verissimo. A zelosa funcionária recomendou que "a relíquia deveria ficar em boas mãos".
Após o lançamento do livro, o fotógrafo mandou emoldurar o cartão e entregou-o pessoalmente ao filho do escritor, Luis Fernando. O cartão voltou, assim, para seu lugar de origem, a família Verissimo.
Colaborou Leonid Streliaev