No dia 22 de junho de 1927, portanto há exatos 90 anos, nascia em Hamburgo, na Alemanha, o maestro Alfred Hulsberg. Em 1954, ele veio para Porto Alegre. Nos primeiros anos em solo gaúcho, trabalhou na extinta orquestra da Rádio Farroupilha, junto ao maestro Salvador Campanella. A convite de Pablo Komlós, ingressou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) como primeiro oboísta.
Na Ospa, o músico atuou por mais de quatro décadas, como regente, arranjador, compositor e professor da Ospinha (escola da Ospa), de onde saiu a maior parte dos regentes atuais, seus antigos alunos. O maestro morreu em outubro de 2001 e deixou uma vasta e intensa contribuição para a música erudita, popular e regional brasileira.
Leia também
De Deutsches Krankenhaus a Hospital Moinhos de Vento
Os 149 anos da Sociedade Partenon Literário
No dia 9 de abril deste ano, foi realizado do Teatro do CIEE, com lotação esgotada, um concerto comemorativo aos 90 anos do maestro Alfred Hulsberg (in memoriam), com a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, tendo como solista a pianista Olinda Allessandrini e como regente o maestro Manfredo Schmiedt.
A orquestra executou a Rapsódia Nazaretheana para piano e orquestra, obra composta pelo maestro Hulsberg em meados de 1960. Após exaustivo e detalhado estudo, o maestro Manfredo Schmiedt conseguiu digitalizar e editar a obra, que, agora, está à disposição das orquestras.
O carinho da solista Olinda Allessandrini com o maestro, que hoje faria aniversário, deve-se ao fato de ela ter feito seu primeiro concerto com a Ospa a convite do Hulsberg, que afinal tornou-se seu padrinho artístico.
O resgate dessa obra cumpre dois importantes propósitos: primeiro, divulga, em caráter universal, as composições de Ernesto Nazareth e Alfred Hulsberg, segundo, realiza um sonho que foi alimentado pelo autor de Tangos Brasileiros, o de ver sua obra orquestrada. Até o momento, já foram digitalizadas, entre outras, as seguintes obras do maestro Hulsberg: Danças Gaúchas, presente no último CD de Renato Borghetti, regida por Evandro Matté, orquestrações de alguns clássicos rio-grandenses registrados em CD da Ospa, com regência de Cláudio Ribeiro, e Cantigas Brasileiras, no CD Música do Rio Grande do Sul, com a Orquestra do Sesc e regência do maestro (seu ex-aluno) Leo Fuhr.
O arranjador, compositor, copista e baixista da Ospa professor Guaracy Guimarães (também seu ex-aluno) tem feito ultimamente a digitalização de algumas composições importantes do maestro, como As Canções de Natal de Todo Mundo e Suíte Transamazônica – Quadros Sinfônicos, com Omar Fontana.
Algumas partituras originais do maestro Hulsberg começam a sofrer a ação do tempo e necessitam de uma urgente recuperação.
Colaboração de Marlene Pastro e Anita Cristina Hulsberg de Almeida, neta do maestro