A Congregação das Irmãs de Santa Doroteia foi fundada em 1834 por Santa Paula Frassinetti, em Gênova. As irmãs dessa congregação chegaram a Porto Alegre em 1957, a convite dos padres missionários da Sagrada Família, responsáveis pela Paróquia Cristo Redentor. Inicialmente, instalaram-se numa casa na Avenida Assis Brasil, cedida gratuitamente pela família Marconato. Ali, com recursos doados pela comunidade, iniciaram as atividades letivas do curso primário com um pequeno grupo de alunas.
Nessa época, iniciaram-se as obras, na Rua Alberto Silva, de um prédio com espaço para o funcionamento da escola e acomodação das irmãs. Depois, a prefeitura cedeu um prédio de madeira, que foi utilizado até o final da década de 1970. No final dos anos 1960, veio o curso ginasial. Nos anos 1970, num novo prédio, o início do curso de Secretariado. Na década de 1980, foi o apogeu do curso de Magistério, formando centenas de professoras, muitas delas em atividade na própria escola até hoje.
Atualmente, o colégio tem 1.824 alunos e 10 mil metros quadrados de área construída. Como parte dos festejos de 60 anos, hoje, às 18h30min, haverá uma missa no Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Avenida Benno Mentz, 1.560), e no sábado, às 20h, um baile no Grêmio Náutico União, com o lançamento de uma revista comemorativa.