"Se quiseres matar a fome de alguém,dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar."
Provérbio de Lao-Tsé
Um veleiro vencendo rios e mares, como a vida de Geraldo Tollens Linck(1927-1998), que fez de cada dia uma nova conquista. Empresário, velejador, escritor e com uma grande vontade de vencer e de ultrapassar obstáculos, ele resolveu fazer algo para mudar a situação de violência.
Após presenciar um menino assaltando um idoso, chocado ao ver a agilidade e o vigor do rapaz contra a fragilidade da vítima, Linck abriu as portas da sua empresa para 15 jovens em vulnerabilidade social aprenderem uma profissão. Ele montou uma sala e ensinou o curso de Mecânica Automotiva para adolescentes da comunidade do entorno. Estava criada a primeira Unidade Projeto Pescar, na época Escola Técnica Linck. Em 1995, com a criação da Fundação Projeto Pescar, a ideia se multiplicou, ultrapassou fronteiras e alcançou três países na América do Sul e um no continente africano.
Hoje, o Projeto Pescar é replicado na Argentina, no Paraguai, no Peru e em Angola. No Brasil, o legado de solidariedade é ascendido com a articulação de mais de cem empresas e organizações, em 11 Estados, formando mais de 2 mil jovens por ano, em mais de 20 cursos socioprofissionalizantes gratuitos. São milhares de voluntários e profissionais envolvidos nesta experiência de aprendizado, transformação e conhecimento, como os egressos mesmos descrevem, e isto repercute na comunidade e no país, com a descoberta de novos talentos e com o espaço para o exercício da cidadania.
No próximo dia 17 de outubro (segunda- feira), a partir das 20h30min, no Sheraton Porto Alegre Hotel, durante um jantar comemorativo aos 40 anos do Projeto Pescar, haverá um encontro memorável mostrando a história vitoriosa dessa iniciativa solidária.
Já são mais de 27 mil jovens formados, 100% de satisfação do público beneficiário e reconhecimento da sociedade. Contatos pelo telefone(51)3337-7400 ou pelo e-mail pescar@projetopescar.org.br.