Clássico do cinema gaúcho, o longa Um É Pouco, Dois É Bom (1970) terá sua versão restaurada e digitalizada exibida pela primeira vez nesta terça-feira (17). Dirigido e protagonizado por Odilon Lopez (1941-2002), este é o primeiro longa-metragem assinado por um diretor negro no Rio Grande do Sul.
Dividida em dois capítulos, a trama tem como pano de fundo a ditadura civil-militar brasileira. A narrativa mescla drama e humor para abordar temas como desigualdade social e racismo. Também assinado por Lopez, o roteiro conta com alguns diálogos de autoria do escritor Luis Fernando Verissimo.
A restauração do filme foi realizada a partir de uma parceria entre Cinemateca Capitólio, a plataforma Indeterminações e a Mnemosine Serviços Audiovisuais. O trabalho foi possível porque os negativos originais de imagem e som do filme estavam em bom estado de conservação, guardados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
A exibição será gratuita, mas atenção: os ingressos começam a ser distribuídos no local às 19h, e as entradas são limitadas.
- Quando: nesta terça-feira (17), às 20h
- Onde: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre.
Bonecos em exposição
Será inaugurada na terça-feira no CHC Santa Casa a exposição comemorativa dos 33 anos da Cia. Gente Falante. A visitação ocorre de segunda a sábado, das 8h às 19h30min. Entrada franca.
Kula Jazz lança novo disco
O grupo Kula Jazz lança nesta terça-feira seu segundo álbum, OXOBI. O show ocorre no Theatro São Pedro, às 20h. Ingressos disponíveis em Theatro São Pedro.
Ópera cômica no Palácio da Justiça
O projeto Terça Lírica promove na terça, às 19h, apresentação da montagem de O Telefone no Palácio da Justiça. Trata-se de uma ópera cômica de Gian Carlo Menotti. Entrada gratuita.