Uma fábula que traz rainhas, princesas e seres encantados. A Lenda da Flauta Mágica é a quarta montagem da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), que apresenta no sábado (14), às 16h, uma versão infantil do espetáculo. Com entrada franca, a ópera será encenada na Concha Acústica do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº), marcando as celebrações do Dia das Crianças.
Na trama, o maligno sacerdote Sarastro expulsa a Rainha da Noite e suas três damas. Fora da Cidade da Luz, elas passam a viver na floresta, também acompanhadas pelo jovem Papageno. Certo dia, porém, são surpreendidas com a chegada de um forasteiro, o príncipe Tamino. Com o novo companheiro de flores em cena, as damas pedem ajuda para o resgate da princesa Pamina, filha da Rainha da Noite, que é mantida prisioneira pelo sacerdote vilão. Assim, Tamino e Papageno se juntam e rumam para uma aventura em destino à Cidade da Luz.
Realizações
A clássica montagem foi escrita por Emanuel Schikanede (1751–1812) e tem suas composições assinadas por Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791). Ao longo de suas cenas e canções, o espetáculo apresenta personagens que representam diversos aspectos da psique humana. A trama traz uma mensagem que aborda as questões que os seres humanos passam, ao longo da vida, na busca da realização plena.
Com direções artística e cênica de Carlos Rodriguez e musical de Eiko Senda, a apresentação é estrelada por cantores de destaque da cena lírica gaúcha e que irão dividir o palco com nomes da nova geração.
Noite assombrada no Sarau do Solar
O Sarau do Solar terá nesta quarta quarta-feira (11) uma edição especial em comemoração ao Dia das Crianças. Protagonizado por Antônio Carlos Falcão, o espetáculo Fantasmagórico - Um Show do Além será apresentado às 19h, no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101). A entrada é gratuita mediante entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. Inspirada na obra Em Nome da Fera, de Celso Gutfreind, a trama é ambientada em um pequeno porão assombrado, onde acontece um show para homenagear o Bicho Papão. A banda que conduz a festa é formada por um fantasma cantor, um zumbi violonista, uma caveira baixista, uma alma penada clarinetista e uma assombração percussionista.
Teatro de Bonecos
No espetáculo Bonecos de Pau, nove divertidas esquetes irão encantar o público. O teatro de bonecos será apresentado nesta quarta, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº). Ingressos a R$20 em theatrosaopedro.rs.gov.br. Com a linguagem não verbal, as cenas irão revelar 14 personagens vivendo algumas situações cotidianas e que abordam diferentes temáticas.
Encontros abordam música e história
O Instituto Ling (Rua João Caetano, 440) recebe na quarta-feira três encontros gratuitos, em formato aula-show, que farão uma imersão na história da música brasileira. A começar por Arthur de Faria, que irá explorar a MPB, das 10h às 12h. A partir das 15h, ele retorna com destaque para a música popular produzida na capital gaúcha. Ao lado do percussionista Giovanni Berti, Faria irá intercalar conversas e histórias com a interpretação de composições.
À noite, é a vez de Lúcio Brancato assumir o evento. Em seu encontro, a partir das 19h, ele conversará com o público sobre obras que se consagraram como fundamentais para a história do rock.
Para celebrar Alcione
Alcione, a Marrom, um dos ícones da música brasileira, será a homenageada na edição desta quarta do Som Brasil, que irá ao ar a partir das 23h15min, logo após a novela Todas as Flores, na RBS TV. Com apresentação de Pedro Bial, o programa irá realizar um resgate dos 50 anos de carreira e dos 76 de vida da artista, que serão celebrados no próximo mês. A atração leva a cantora à quadra da Mangueira, sua escola de samba do coração, onde ela faz um show com a participação de músicos de diferentes gerações, como Diogo Nogueira, Leci Brandão e Mumuzinho.