Em seu primeiro longa-metragem, o diretor Giovani Borba traz uma outra roupagem para a figura do gaúcho. Em cartaz nos cinemas, o filme Casa Vazia (2021) terá uma sessão comentada nesta quinta-feira (10), às 19h15min, na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). No encontro, o diretor estará ao lado do escritor Luís Augusto Fischer e da jornalista Mônica Kanitz para uma troca de ideias com o público. Os ingressos custam R$ 14, no local.
A trama é protagonizada por Hugo Noguera, ator que interpreta um peão desempregado que vive em uma casa isolada. Deixando de lado a figura do gaúcho de bota lustrada, bombacha arrumada e lenço no pescoço, a história mostra a luta de trabalhadores para sobreviverem e, ao mesmo tempo, preservarem seus costumes.
Livro observa a poética das relações
Allan Dias Castro, escritor e poeta gaúcho, tem rodado o país para promover o seu mais recente livro, O Colecionador de Saudades (Sextante). E nesta quinta, às 19h, ele chega a Porto Alegre para um bate-papo, seguido de sessão de autógrafos, na livraria A Página, localizada no Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1.181).
A quarta obra do autor mescla poesias com histórias pessoais em textos que procuram olhar a poética existente nos momentos compartilhados entre as pessoas e seus amores. O livro estará à venda no local por R$ 49,90. No sábado (12), Castro estará em Passo Fundo, na Livraria Delta.
As produções de Ricardo Pirecco
O trabalho de uma década é apresentado na mostra Aqui Tinha Alguém, onde Ricardo Pirecco traz 70 obras inéditas desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2023 e que surgiram a partir de um movimento de autorreflexão do artista. Com curadoria de Paula Bohrer, a exposição será inaugurada nesta quinta, das 18h às 22h, na Galeria Alice Floriano (Rua Félix da Cunha 1.181). O local recebe vistas gratuitas de terça a sábado, das 13h às 19h.
Capítulo final
Vai ao ar nesta quinta o último episódio da série Xuxa, O Documentário, produção dirigida por Pedro Bial que conta a história da Rainha dos Baixinhos. O acesso pode ser feito pela plataforma de streaming Globoplay. Neste último capítulo, a gaúcha irá falar sobre os abusos sexuais que sofreu durante a infância e a adolescência, revelados por ela em 2012.
— Vim chorando daquela casa e fui para o mar para me lavar — conta Xuxa no trailer, ao lado de sua filha Sasha, após visitar a casa de um de seus abusadores.
O programa deve incluir também um depoimento de Luiza Brunet relembrando a amizade com a apresentadora.