Vencedor de cinco Kikitos na Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado, no ano passado, e selecionado em 2021 para participar da mostra Goes to Cannes Marché du Film, do Festival de Cannes, Casa Vazia chega aos cinemas nesta quinta-feira (3). É o primeiro longa de ficção de Giovani Borba, que tem em seu currículo o documentário de média-metragem Banca Forte e o curta Entre os Dias, além de projetos institucionais.
Rodado entre Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, Casa Vazia tem como protagonista o taciturno Raúl (Hugo Noguera). Peão pobre e simples, ele foi abandonado pela esposa e seus dois filhos. Então, parte na busca de trabalho, mas sua mão de obra rústica não encontra espaço em um campo tomado pela tecnologia. Acaba se juntando a outros peões para roubar gado.
Por outro lado, Raúl também é recrutado para ser segurança de uma estância, até por conta dos roubos que andam ocorrendo na região. Logo, o peão se vê no meio de dois polos antagonistas.
Além de ser um drama sobre a solidão, Casa Vazia tem ares de western pampiano. Com inspiração na Trilogia do Gaúcho a Pé, de Cyro Martins, Borba procurou retratar um gaúcho contemporâneo, que se vê perdido em meio a avanços tecnológicos, evitando também a idealização folclórica ou heroica.
— A impressão do gaúcho contemporâneo no filme se faz porque joga luz na simplicidade, na fragilidade e na contradição de gestos e comportamentos puramente humanos, que são consequência dos dilemas universais do nosso tempo, como a relação entre a tecnologia e a precarização do trabalho — explica. — A ideia folclórica de gaúcho é muito estanque e conservadora. O que se conserva para no tempo e perde seu lugar neste mundo que avança.
Giovani ressalta que, em Casa Vazia, procurou falar sobre ausência, solidão e, indiretamente, questões familiares. Essencialmente com atenção na região da fronteira.
— Casa Vazia teve uma boa recepção nos festivais, conquistou alguns prêmios, mas eu considero também um prêmio quando as pessoas vêm falar comigo, se identificam ou reavivam as memórias das suas vidas a partir do filme — salienta.