Na história do cinema, algumas obras ousaram na utilização de técnicas e elementos que não eram comuns para suas épocas, tendo assim colaborado para o avanço da sétima arte. Exemplos disso estarão no ciclo A Vanguarda no Cinema, na Sala Redenção.
Localizado no Campus Central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), na Capital, o espaço terá sessões comentadas de oito títulos. Com entrada franca, as exibições ocorrerão todas as terças-feiras, às 19h, até o dia 12 de setembro. A programação começa, nesta terça (25), com o longa A Concha e o Clérigo (1928), de Germaine Dulac.
Nas próximas semanas, estarão em cartaz produções como M, o Vampiro de Düsseldorf (1931), de Fritz Lang; Outubro (1927), de Sergei Eisenstein; e Sem Sol (1983), de Chris Marker.
Centenário da poeta Lara de Lemos
A jornalista, tradutora, educadora e poeta Lara de Lemos (1923-2010) completaria nesta terça-feira cem anos de vida, e o Instituto Estadual do Livro (IEL) e o Theatro São Pedro prepararam um evento que celebra sua trajetória. Lara foi coautora, em 1961, do Hino da Legalidade, em parceria com Paulo César Pereio.
Nesta terça, às 18h30min, ocorre um debate sobre a poeta na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº), na Capital, com entrada franca. Participam as professoras e pesquisadoras Cinara Antunes Ferreira e Maria da Glória Bordini. Já Antonio Hohlfeldt e Alice Kuhn farão leituras de alguns poemas de Lara.
Conversa sobre "Filipson"
De volta às livrarias 56 anos após sua primeira e única edição, o volume de memórias Filipson, de Frida Alexandr (1906-1972), terá lançamento na Capital nesta terça, às 19h, na Federação Israelita do RS (Rua João Telles, 329), com entrada franca. Estarão presentes a historiadora Roberta Sundfeld, neta de Frida, e a professora de Literatura da UFRGS Regina Zilberman, com mediação de Fábio Prikladnicki.
Suspense e Comédia
Misturando ficção científica, comédia e suspense, o filme Clonaram Tyrone! imagina como seria se o governo estivesse por trás de uma grande conspiração que está clonando pessoas negras e realizando experimentos científicos ilegais. Ao descobrirem a situação ao acaso, o cafetão Slick Charles (vivido por John Boyega), a prostituta Yo-Yo (Teyonah Parris) e o traficante Fontaine (Jamie Foxx) se unem para derrubar o sistema e salvar as vítimas, que são forçadas a participar do projeto criminoso.
O filme é o primeiro trabalho de direção de Juel Taylor, roteirista de Creed II, e está disponível na Netflix.