Para criar as obras da recém-inaugurada exposição Desenhos Miméticos, em cartaz no V744atelier (Rua Visconde do Rio Branco, 744), em Porto Alegre, o artista gaúcho Richard John partiu do conceito grego de mimese, explorando a representação e a cópia como elementos fundantes da linguagem – tanto a visual quanto a escrita.
Alguns desenhos lembram livros de colorir ou o jogo dos sete erros, remetendo à sensação de nostalgia e à infância. Outra série apresenta trabalhos que lidam com a palavra.
A exposição recebe visitantes de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, ou em outros dias e horários mediante agendamento pelo Instagram @V744atelier. Gratuita, a mostra segue até 11 de agosto.
Recital de piano com David Korevaar
Solista, músico de câmara e professor da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, o pianista norte-americano David Korevaar realiza um recital nesta terça-feira (20), às 19h, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248), em Porto Alegre. A entrada é franca.
Estarão no programa três sonatas de Beethoven e obras de Samuel Coleridge-Taylor e Margaret Bonds, além de peças dos novos compositores James Morris e Carter Pann.
Korevaar já gravou discos com obras de Chopin, Schubert, Hindemith e Brahms, entre outros.
Esculturas em destaque
Em sua quarta edição, a exposição Sinfonia das Pedras traz mais de 40 obras assinadas por artistas residentes nos três Estados do Sul do país. Em cartaz no Espaço Cultural Correios (Rua Sete de Setembro, 1.020), na Capital, a mostra conta com peças em mármore, basalto, sodalita e granito, entre outros materiais. O espaço recebe visitas gratuitas de terça a sábado, das 10h às 17h, até o dia 15 de julho.
Clássico brasileiro no streaming
Para marcar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última segunda-feira (19), a plataforma de streaming Mubi acaba de disponibilizar Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980), de Hector Babenco. Indicado a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 1982, o drama gira em torno do órfão Pixote, interpretado pelo ator Fernando Ramos da Silva, de 11 anos, que foge de um reformatório com um grupo de meninos. Nas ruas de São Paulo, eles são forçados a sobreviver com as únicas atividades abertas a eles: sexo e drogas. O elenco conta ainda com Marília Pêra, Jardel Filho, Elke Maravilha e Tony Tornado.