Além de sua tradicional agenda de concertos e recitais, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) tem uma atuação consolidada de formação em música. Um de seus projetos, que neste ano chega a sua segunda edição, está com inscrições abertas. Até o dia 30 de abril, cantores com mais de 18 anos podem se candidatar ao processo seletivo do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos.
Ao longo de seis meses, os selecionados irão experienciar trocas de saberes com nomes de referência nas diferentes linguagens que se encontram na ópera, como música, teatro e dança. Entre os professores estão Eiko Senda, Flávio Leite, Sérgio Sisto, Carlos Rodriguez, Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque, Pablo Maritano, Gabriel Rhein Schirato e Marcelo de Jesus.
Nesta edição, que será gratuita para os participantes, juntam-se à organização do projeto a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) e a Fundação Theatro São Pedro.
Seleção
O objetivo central da formação é auxiliar na profissionalização de cantores líricos que estão em início de carreira. Serão ofertadas 12 vagas para alunos ativos, com reserva de 18 vagas para suplentes. Além dos participantes, outros interessados poderão acompanhar algumas das atividades como ouvintes. As inscrições devem ser feitas no site da Ospa. O processo seletivo contará com audições.
Ao longo do ano, os alunos irão participar de aulas regulares semanais e quinzenais. Além disso, também terão acesso a master classes e workshops sediados na Casa da Ospa e no Complexo Theatro São Pedro.