Uma programação cultural diversa e gratuita foi pensada para a Trienal de Arquitetura e Urbanismo, evento que promoverá, durante quatro dias, atividades pautadas por temas como políticas sociais, direitos humanos e questões específicas da profissão. A agenda de atrações fez a junção entre artistas consagrados da cena gaúcha com projetos que trabalham a arte como forma de transformação social. O primeiro grupo a marcar presença no evento será Elias Barboza (foto) com seu trio, que fará um show nesta quarta, às 18h15min, no Solar do IAB (Rua Gen. Canabarro, 363). Outros nomes que irão passar pela Trienal, que segue até sábado, serão a Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos, a Cia. de Dança La Negra Ana Medeiros e outros. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Resiliência feminina é tema de mostra
A nova mostra a ocupar o Espaço Oliveira Silveira, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), traz fotografias de diferentes regiões do mundo que registram uma temática em comum: a luta das mulheres na busca por seus direitos. A exposição Resiliência — Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças traz trabalhos produzidos por 17 fotógrafos, de diferentes nacionalidades, que foram premiados nos concursos da World Press Photo entre os anos de 2000 e 2021. São imagens que abordam questões como sexismo, violência e igualdade. Com entrada franca, o espaço recebe visitantes todos os dias, das 10h às 20h. A mostra segue em cartaz até o dia 4 de dezembro.
AfroEntes no Sarau do Solar
O grupo AfroEntes surgiu em 2015 com o objetivo de tocar música negra em seus variados estilos. Com essa bagagem, a banda será a atração da edição especial do Sarau do Solar, que nesta noite celebra a Semana da Consciência Negra. Os músicos sobem ao palco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº) nesta noite, às 19h. Para acompanhar o show, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis no local.