O Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028), em Porto Alegre, estreia nesta quarta (10) uma programação intensa para o mês de agosto. A agenda trará uma série de apresentações da Orquestra de Câmara da Ulbra e da Cisne Negro Cia. de Dança (SP).
Sob regência de Tiago Flores, a orquestra apresenta nesta noite, às 18h30min, o concerto Villa-Lobos e Chorinhos. Serão interpretadas obras de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, com participações de Elisa Machado (soprano) e Elias Barboza (bandolim).
A Ulbra fará ainda concertos nos dias 18, 21 e 28 de agosto. Os ingressos custam R$ 15 em Sympla. Já a Cisne Negro realiza quatro sessões: duas no dia 13 e outras duas no dia 20.
Grupo Skatá no Projeto Espaçonave
Na busca por construir uma ponte entre as violências que ocorreram na ditadura militar e os tempos atuais, a peça NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados traz a proposta de pensar sobre acontecimentos trágicos que deixaram marcas na história do Brasil. Uma produção do Grupo Skatá, de Canoas, a montagem tem direção de Janete Costa e é protagonizada por Gabriel Gonçalves.
Com apresentação única na Capital, dentro do projeto Espaçonave, a peça será encenada nesta quarta-feira (10), às 21h, no Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960). Os ingressos custam a partir de R$ 40,99 e estão disponíveis em Entreatos Divulga.
Mostra de Valéria Barcellos
A multiartista Valéria Barcellos inaugura nesta quarta, às 19h, a exposição Corpo em Promoção. Refletindo sobre como a sociedade percebe os corpos das pessoas trans e negras, a artista apresenta um conjunto de autorretratos com diferentes ângulos de si mesma.
A mostra faz parte do projeto Potência, da Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), na Capital, e pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 18h.
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Os melhores profissionais do audiovisual nacional se reúnem nesta quarta (10), a partir das 20h, na Cidade das Artes, para celebrar a 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento, que contará com apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira, distribuirá 32 prêmios ao longo da noite, com categorias especiais voltadas a longas-metragens, curtas-metragens e séries independentes brasileiras. É possível acompanhar a cerimônia ao vivo pelo canal da Academia Brasileira de Cinema no YouTube e na TV paga pelo Canal Brasil. O sinal também estará aberto para não assinantes no Globoplay. A lista completa de indicados está disponível em gp2022.academiabrasileiradecinema.com.br.