A partir deste sábado (12), o Margs homenageia os 250 anos de Porto Alegre, que serão celebrados em março, com uma nova exposição. Ocupando o segundo andar do museu, a mostra reúne, no total, 59 obras que representam ou referenciam a capital gaúcha.
Sob curadoria de Francisco Dalcol, as peças estão amparadas em diferentes suportes, como pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances, que compreendem um arco histórico que vai de 1918 a 2016. Entre os artistas selecionados, estão nomes como Iberê Camargo, Maristany de Trias, José Sicart e Xadalu.
As obras fazem parte do acervo do Margs e compõem uma nova configuração da exposição de longa duração Acervo em Movimento, que destaca algumas das mais de 5 mil peças da instituição em temporadas temáticas.
A visitação no Margs é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h. Há também a opção de visitas mediadas, para grupos de até seis pessoas, de quinta a sábado, em duas faixas de horários: das 10h30min ao meio-dia e das 14h às 15h. Para solicitar a modalidade, o público deve realizar agendamento prévio pela plataforma Sympla, também de forma gratuita.
Sessão vagalume
A Cinemateca Capitólio dá largada neste fim de semana a mais uma edição do projeto Sessão Vagalume, que promove visitas guiadas para pais e filhos na instituição, seguidas de exibições de clássicos infantis. O filme da vez é A História Sem Fim (1984), dirigido pelo alemão Wolfgang Petersen. Inspirado no romance homônimo de Michael Ende, a história acompanha um menino que se transporta para um mundo mágico para fugir de problemas, como o bullying na escola.
O evento ocorre às 14h30min, no sábado e no domingo. Os ingressos inteiros custam R$ 4 e podem ser adquiridos na bilheteria, a partir das 14h.
Música gaúcha no Litoral
O fim de semana será de celebração da música gaúcha no Litoral Norte. No sábado e no domingo (13), grandes nomes do Estado irão se reunir em Xangri-lá no evento 50 Anos do Nativismo – Tempo e Movimento. Entre os confirmados, estão artistas como Luiz Carlos Borges, Elton Saldanha, Lucio Yanel, Juliana Spanevello e Joca Martins. Fora eles, irão tocar outras 32 atrações, incluindo grupos como o Tambo do Bando e o Chão de Areia.
No repertório, estarão clássicos da Califórnia da Canção Nativa, que deu início aos festivais. Os shows serão gratuitos, na Rua Coberta (Av. Central, 2.200), e contarão com 400 lugares, a serem preenchidos por ordem de chegada. A programação também será transmitida pela página do evento no Facebook.
Passeio na praça
Uma das praças mais emblemáticas de Porto Alegre será tema, neste sábado, do walking tour Memórias da Praça da Alfândega. Conduzido pela jornalista Maria Lúcia Badejo, o passeio cultural irá apresentar histórias de recantos, prédios e monumentos do local, como a antiga Delegacia Fiscal (hoje Margs), e o Correios e Telégrafos (atual Memorial do Rio Grande do Sul). O evento ocorre a partir das 15h e custa R$ 20, mediante inscrição prévia no site badejo.com.br.