Escritor moçambicano que é uma das vozes de língua portuguesa mais reconhecidas no mundo, Mia Couto é o conferencista desta quarta-feira (16) no Fronteiras do Pensamento. A palestra terá transmissão ao vivo, às 20h, pela plataforma fronteiras.com, com acesso aos inscritos no evento.
Os participantes poderão enviar perguntas durante a apresentação, mantendo assim o contato que já existia na versão presencial do Fronteiras. Além do streaming ao vivo, com possibilidade de reprise, cada conferência terá uma aula preparatória, entrevistas exclusivas e vídeos posteriores com comentários e análise dos mediadores sobre a apresentação, enriquecendo assim a experiência do projeto.
Autor de obras que lidam com o passado de Moçambique em uma linguagem que mistura prosa e poesia, incorporando elementos das mitologias tribais, das lendas e dos causos regionais, Mia Couto mostra uma língua portuguesa múltipla e em constante evolução. Ele é o único escritor africano membro da Academia Brasileira de Letras. Entre suas obras publicadas no país, estão O Outro Pé da Sereia e Terra Sonâmbula. Em 2013, o autor foi agraciado com o Prêmio Camões de Literatura. Tornou-se, em 2015, o primeiro escritor em língua portuguesa a ser indicado ao Prêmio Man Booker.
A conferência de estreia da temporada 2020 do Fronteiras, agendada para 9 de setembro, com o escritor americano Andrew Solomon, não ocorreu devido a problemas técnicos e será reagendada em breve. A programação deste ano, que tem como tema Reinvenção do Humano, conta também com Jonathan Haidt, Paul Collier, Timothy Snyder, Alain Mabanckou, Fritjof Capra e Isabela Figueiredo.
O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Gerdau, empresa parceira Unicred RS, universidade parceira UFRGS, apoio educacional Colégio JPSul e promoção Grupo RBS.