A conferência de abertura da temporada 2020 do Fronteiras do Pensamento, marcada para esta quarta-feira (9), às 20h, teve de ser adiada devido a problemas técnicos. A apresentação do psicólogo e escritor norte-americano Andrew Solomon, referência mundial em depressão e saúde mental, que daria início à inédita edição em plataforma digital do evento, será transferida para outra data, ainda a ser anunciada.
Quem tentava acessar a plataforma no horário previsto para a transmissão encontrou instabilidade e, ao conseguir chegar à área onde a conferência seria disponibilizada, não podia assistir aos vídeos previstos para serem liberados nesta quarta.
Conforme a organização do evento, os problemas técnicos estavam ligados ao áudio do streaming e impossibilitaram a exibição da live.
"Nossas equipes tentaram resolver os imprevistos a tempo da transmissão marcada para as 20h. Os testes durante o dia foram bem-sucedidos", explica a nota oficial sobre o ocorrido. "Em breve divulgaremos nova data para a conferência de Andrew Solomon e daremos mais informações. Lamentamos muito o ocorrido. Pedimos desculpas e esperamos a compreensão de todos", continua a nota.
Solomon é ativista LGBT+ e colaborador de publicações como The New Yorker e The New York Times. Entre suas obras mais conhecidas estão O Demônio do Meio-Dia, estudo sobre depressão que foi finalista do Prêmio Pulitzer, e Longe da Árvore, pesquisa sobre como pais lidam com filhos que fogem ao padrão, desde autistas e surdos, passando por criminosos até prodígios e transgêneros.
O psicólogo é autor do conceito de identidades horizontais, diferenças que testam a aceitação familiar e atraem preconceito, em oposição às identidades verticais — como etnia, língua e religião –, herdadas da família e geralmente celebradas pela sociedade. Em uma palestra da plataforma TED vista por quase 5 milhões de pessoas, Solomon usa o exemplo da homossexualidade, identidade antes vista como doença, para propor uma celebração da diversidade mais abrangente.
Confira a íntegra da nota oficial sobre o adiamento da conferência:
"A plataforma digital do Fronteiras do Pensamento está passando por problemas técnicos. Nossas equipes tentaram resolver os imprevistos a tempo da transmissão marcada para as 20h. Os testes durante o dia foram bem-sucedidos. Mas problemas no áudio do streaming impossibilitaram a exibição da live. Em breve divulgaremos nova data para a conferência de Andrew Solomon e daremos mais informações. Lamentamos muito o ocorrido. Pedimos desculpas e esperamos a compreensão de todos."