A Unimed Federação/RS abre nesta semana seu novo centro cultural, a Casa Memória e Cultura, instalada em uma construção tombada dos anos 1930, que ganhou salas para exposições, palestras, oficinas e outras atividades Durante seis meses, o espaço foi reformado com o objetivo de registrar a história do cooperativismo médico. Haverá uma mostra permanente sobre o tema, com documentos, registros, atas e fotos que poderão ser fonte de pesquisa a acadêmicos – agendamento pelo fone (51) 3395-9599 e pelo e-mail memoria@unimedrs.coop.br.
O centro também deverá receber exposições temporárias. A primeira delas é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli: Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci, com esculturas vistas há alguns meses no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e peças feitas em homenagem aos 500 anos da morte do gênio renascentista Leonardo Da Vinci.
A inauguração será segunda-feira (24), com cerimônia para funcionários. A partir de quarta-feira (26), o público já poderá visitar o local, que fica no número 263 da Rua Santa Terezinha, no bairro Farroupilha, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.