Papo literário
O Clube dos Jardineiros de Fumaça, livro de Carol Bensimon que venceu o Prêmio Jabuti de 2018 na categoria romance, vai ser o tema de um evento na noite desta terça-feira (11), no Von Teese Bar (Rua Bento Figueiredo, 32). O local recebe, a partir das 21h, o seminário Narrativas Contemporâneas – Recorte Americano, evento mensal gratuito voltado a literatura e psicanálise promovido pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Na edição de hoje, a psicanalista e escritora Diana Corso fala sobre o livro de Carol, de quem se declara admiradora: “Carol Bensimon é uma urbanista literária, uma arqueóloga de sonhos edificados”, escreve.
O Clube dos Jardineiros de Fumaça, quarto romance de Carol, conta a história de Arthur, um jovem professor de história que se muda para Mendocino, região onde concentra-se a maior produção de maconha dos Estados Unidos.
A próxima edição do seminário, que é coordenado pelos psicanalistas Lucia Serrano Pereira e Luciano Mattuella, receberá como convidada a professora de literatura e filosofia da UFRGS Kathrin Rosenfield, em julho.
Paola Matos de volta à capital
Radicada no Rio de Janeiro, a cantora gaúcha Paola Matos estará em Porto Alegre para um show nesta terça-feira, às 21h30min, no Amadeus Lounge Pub (Rua Otávio Corrêa, 39). No repertório, entram as canções do seu segundo álbum, COR (2018), e do primeiro, Brasileirice (2013).
Também podem entrar no show canções de Marear, disco que a cantora acaba de gravar com o violonista Ricardo Borges. Paola estará acompanhada de Diogo Matos no teclado, Caio Maurente no contrabaixo e Sandro Bonato na bateria, além dos convidados especiais Miri Brock e Caio Martinez.
Parece, mas não é
A artista Cristina Rosa inaugura nesta terça-feira, às 19h, a exposição Roupas para não Vestir, no Centro Cultural Erico Verissimo. Com curadoria do artista Carlos Wladimirski, a mostra apresenta grandes esculturas em papel em formato de roupas que receberam a aplicação de tecidos, plásticos e objetos diversos, criando texturas com figuras de cobras e sapos até rendas e flores.
Durante a abertura, hoje, o bailarino e coreógrafo Eduardo Severino fará uma performance relacionada às obras.
A mostra fica em cartaz até 12 de julho na Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1.223), onde pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábado, das 11h às 18h.