Recital de flauta
Amantes da música de concerto terão a oportunidade de conferir a apresentação gratuita de um artista com extensa carreira internacional como solista, músico de câmara e orquestral. O Instituto de Artes da UFRGS recebe o flautista americano James Hall, nesta terça-feira, às 19h, no auditório Tasso Corrêa (Rua Senhor dos Passos, 248). Acompanhado do pianista Daniel Benitz, o músico interpretará obras de George Enescu, Sigfrid Karg-Elert, Johann Sebastian Bach, Valerie Coleman, Tim Hagen e Francis Poulenc.
James Hall já tocou ao lado de grandes nomes da música, como Joshua Roman, Paquito D’Rivera, Art Garfunkel, Pink Martini, Carter Enyeart, Catalyst Quartet e Orquestra Sinfônica do Colorado. Seu recital de estreia foi em um espaço célebre, o Carnegie Hall, após vencer o Artists International em 2004. A apresentação lhe rendeu convites para recitais pelo mundo. Também faz turnês com o pianista Willem Van Schalkwyk, com quem forma o Duo 1610, tocando desde barroco até contemporâneo. Como solista, apresentou-se com, a Filarmônica de Greeley, a Orquestra Nacional do Panamá e a Sinfônica do Sudeste do Kansas. Fundou ainda a Sociedade de Música de Câmara de Kansas City e, desde 2009, é professor de flauta na Universidade do Norte do Colorado.
Noite de Carlos Asp e açorianos de artes
Os vencedores do 12º Açorianos de Artes Plásticas serão conhecidos na noite desta terça-feira, em cerimônia na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973) que contará com a apresentação do quarteto de flautas doces Marsyas. Um pouco antes, a partir das 18h, será inaugurada a mostra Áspera Melodia de Carlos Asp, artista que é homenageado pelo prêmio neste ano. Viabilizada por uma campanha de financiamento coletivo, a exposição tem curadoria de Ana Albani de Carvalho e reúne desenhos, objetos e instalações, inclusive obras inéditas. Um destaque é a instalação Noite, Névoa, Dia, idealizada em 1977 como um desenho-projeto para um dos cartazetes Nervo Óptico e que somente agora foi concretizada.
Mulheres para cantar
No mês das mulheres, o projeto semanal Chapéu Acústico promove noites com músicas de cantoras. Nesta terça-feira, sobe ao palco a uruguaiana Paola Kirst e sua banda, o grupo apresenta o repertório do primeiro disco solo da cantora, Costuras que me Bordam Marcas na Pele. O show está marcado para às 19h, na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190). A contribuição é espontânea.