BORGES SUL-AMERICANO
Criar um diálogo entre a música regional gaúcha e outros estilos, buscar semelhanças com ritmos tradicionais do Brasil e da América do Sul e valorizar gêneros musicais de raiz: é com esta proposta que Luiz Carlos Borges (foto) retoma o Projeto Decolagem, realizado desde 2016, com uma breve interrupção em meados do ano passado. Hoje, às 20h30min, no Sgt. Peppers (Rua Quintino Bocaiúva, 256), Borges recebe Franco Luciani, gaiteiro argentino considerado um dos talentos de sua geração.
No show, devem ser apresentadas, além de composições autorais dos dois músicos, canções de raízes brasileira e argentina, passando pela obra de compositores como Luiz Gonzaga, Violeta Parra, Cuchi Leguizamón, Atahualpa Yupanqui, entre outros.
No palco, a dupla estará acompanhada por Rodrigo Maia (contrabaixo), Yuri Menezes (violão), Marco Michelon (percussão e bateria) e Cristian Sperandir (piano e teclados). Os ingressos custam R$ 40 e podem ser comprados no local.
HOMENAGEM A PIXINGUINHA NA SEMANA DO CHORO
A obra de Pixinguinha, uma das figuras fundamentais da música popular brasileira e maior expoente do choro, será homenageada hoje, a partir das 12h30min, na Sala de Música do Multipalco Eva Sopher, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº). Os responsáveis pelo tributo são os violonistas Leandro Oliveira (foto), brasileiro, e Eduardo Castañera, argentino.
No ano passado, Oliveira lançou seu primeiro disco, com versões de músicas de Pixinguinha, que teria completado 121 anos na segunda-feira, data em que passou a ser comemorado o Dia Nacional do Choro. O projeto Musical Évora leva apresentações curtas, de cerca de 45 minutos, ao Multipalco Eva Sopher todas as terças-feiras, às 12h30min, gratuitamente.
BATE-PAPO COM CLAUDIA TAJES
A escritora e colunista de Zero Hora Claudia Tajes é a convidada de hoje do projeto Quarta Cultural. A partir das 13h, na Biblioteca do Sicredi (Av. Assis Brasil, 3.940) ela falará sobre sua experiência como escritora e roteirista da minissérie FIlhos da Pátria, da RBS TV. Além disso, devem ser abordados assuntos como a situação do Rio de Janeiro, cidade em que Tajes reside, e o trabalho da autora longe de sua cidade natal.
Com mais de 10 livros no currículo, Claudia Tajes lançou no ano passado Dez (Quase) Amores + 10, espécie de atualização do bestseller lançado em 2000. Projeto do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto Quarta Cultural é gratuito e aberto ao público. Paralelamente, o espaço recebe a exposição Sólido, Líquido e Gasoso, de Emílio Speck, também gratuita.