VALTER HUGO MÃE NO TEATRO
O universo do escritor português nascido em Angola Valter Hugo Mãe é a inspiração da peça Homem Mãe, que volta a cartaz no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) para sessões hoje (3) e amanhã (4), às 20h, com ingressos a R$ 30. Com direção e adaptação de Fernando Kike Barbosa, a história se desenvolve em três ambientes dentro de uma vila de pescadores. Lá vivem pessoas simples, brutalizadas pelo trabalho duro e com convicções herdadas de um passado de crenças e regras morais inabaláveis. O elenco é formado por Edgar Rosa, Elaine Segura, Emílio Speck, Gabriela Magagnin, Katia Marko, Larissa Hoffmeister, Nathan Denck, Ofélia Ferretjans, Rosângela de Britto e Vinícius Magnus. A peça conquistou o Prêmio Açorianos 2016 de melhor ator revelação para Emílio Speck e teve a indicação de Gabriela Magagnin como melhor atriz.
PARA ESCUTAR MELODIA
O cantor Paulo Dionísio (à esquerda) e o guitarrista Gilberto Oliveira se reúnem hoje, a partir das 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190), para prestar uma homenagem à vida e à obra de Luiz Melodia (1951 – 2017). Dionísio é vocalista da banda Produto Nacional e tem uma carreira de quase três décadas dedicadas ao reggae – está prestes a lançar o disco solo O Espírito dos Lanceiros, dedicado à história dos Lanceiros Negros durante a Revolução Farroupilha. Já Oliveira, em quase 40 anos de carreira, atua como guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador e produtor e já tocou ao lado de nomes como Alcione, Neguinho da Beija-Flor e Cauby Peixoto.
Melodia morreu em agosto do ano passado, aos 66 anos. Em sua carreira, transitou com naturalidade entre o samba, a MBP, o rock e o blues.
No repertório, a dupla deve dar destaque a músicas de sucesso de Luiz Melodia, como Estácio, Holly Estácio, Pérola Negra e Veleiro Azul. O show tem entrada gratuita, com contribuição espontânea.
AS MISTURAS DE RAUL
O pernambucano Raul Misturada desembarca hoje em Porto Alegre para lançar seu disco Equilibradamente Insano, lançado no final do ano passado pelo selo Cafezinho. O artista de Recife sobe ao palco do Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), às 21h30min, para um show dividido em dois blocos de 45 minutos. Misturada deve apresentar seu repertório que mescla sonoridades populares com experimentalismo, fruto de uma temporada de 10 anos de estudos sobre violão. Os ingressos custam R$ 25, mas o espaço comporta 60 pessoas, então é recomendado reservar lugar pelo telefone (51) 9-9880-7689.
PUCRS DEBATE LITERATURA FANTÁSTICA
O Instituto de Cultura da PUCRS promove, a partir de hoje, no saguão da Biblioteca da Universidade (Av. Ipiranga, 6.681), a exposição Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade, que apresenta a história da literatura fantástica nacional. Para marcar a abertura da mostra, a universidade realiza duas palestras sobre o assunto a partir das 19h15min. O evento começa com apresentação de Mariane Keber, pianista do Instituto de Cultura, e segue com Karina Lucena (UFRGS), Altair Martins (PUCRS) e Enéias Farias Tavares (UFSM), que debatem "O Fantástico na Teoria". Já às 21h, Enéias volta ao palco, com Nikelen Acosta Witter (UFSM) e o escritor Samir Machado de Machado (foto), para falar sobre "O Fantástico na Prática". O evento é grátis, com inscrições no local.