PARA TODAS, TODES E TODOS
Com linguagem simples e tom pessoal, o novo livro da Marcia Tiburi apresenta diferentes discussões sobre feminismo a um público amplo, tanto os iniciantes quanto os mais aprofundados no assunto. A filósofa estará hoje na Capital para lançar Feminismo em Comum – Para Todas, Todes e Todos, às 19h, na Livraria Cultura (Avenida. Túlio de Rose, 80 – Shopping Bourbon Country), com bate-papo e sessão de autógrafos.
CHEIA DE GRAÇA
A artista paulista Laura Vinci abre hoje, às 19h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), a exposição individual Todas as Graças. Concebida especialmente para a galeria do Ling, a instalação é composta por obras das séries Graças, Pins e Mundos, produzidas entre 2015 e 2018, em que a artista trabalha com materiais como latão banhado a ouro e prata e vidro borosilicato. São 21 peças da série Graças, quatro peças da série Mundos e 180 Pins _ dispostos no solo e nas paredes, em conjuntos que se relacionam entre si e preenchem de forma harmônica o espaço.
Hoje, o evento de abertura contará com um bate-papo da artista e da curadora Virginia Aita com o público. A entrada é franca, por ordem de chegada.
Com quatro participações na Bienal do Mercosul, em 1999, 2005, 2009 e 2015, Laura Vinci é escultora e artista intermídia, com atuação em cenografia teatral. Normalmente, seus trabalhos provocam mudanças no ambiente, utilizam materiais pouco convencionais e investigam temas em torno do corpo, do espaço e do efêmero. Todas as Graças fica em cartaz até 21 de julho, com visitação gratuita aberta de segunda a sexta, das 10h30min às 22h, e aos sábados, das 10h30min às 20h.
PARA ENTENDER A SÍRIA
Indicado a diversos prêmios internacionais de documentário, o filme Faces de um Conflito, de André Auler, será exibido hoje, às 19h, na escola de fotografia Câmera Viajante (Rua Miguel Tostes, 736). O filme acompanha por um mês o fotojornalista gaúcho Alexandro Auler durante seu trabalho em Kobane, cidade na fronteira da Síria com a Turquia que vive sob conflitos constantes. O documentário conta com depoimentos de jornalistas iranianos e entrevistas de soldadas que lutam ao lado de homens, mesmo em um ambiente machista. O evento tem entrada gratuita.