John Wayne à beira da solidão
Após três anos sem apresentar-se em Porto Alegre, a peça Um Verdadeiro Cowboy retorna à cartaz com sessões nesta sexta (22) e sábado (23), no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). Abordando a morte e a velhice, a peça conta o drama de um velho solitário, interpretado por Roberto Oliveira, que vê surgir em sua frente a figura do lendário caubói de cinema John Wayne vivido pelo ator Lucas Sampaio. Apesar de tratar da solidão, o texto de Marília Samper investe também no humor. A peça é dirigida por Liane Venturella. Ingressos a R$ 40, à venda na bilheteria do local.
Peça sobre a ditadura
Concebida na época da ditadura militar para fazer uma análise sobre a tortura e a opressão, Apareceu a Margarida volta ao palco do Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835) para sessões nesta sexta, sábado e domingo, às 20h, em comemoração aos 50 anos do espaço. Com direção de Eduardo Kraemer, a montagem é um monólogo de uma professora – vivida por Renato Del Campão – que critica o cenário político. Ingressos custam R$ 10.
Conversa com Sandro Ka no Margs
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul recebe nesta sexta o artista plástico Sandro Ka para uma conversa sobre sua mostra, Tanto Barulho por Nada. A exposição apresenta cerca de 30 obras inéditas do artista, que traduzem seu repertório criativo: um universo temático marcado pela presença de objetos e imagens advindos da cultura popular e da indústria cultural. A fim de questionar sistemas de crenças, tradições e comportamentos, Sandro Ka convoca temas como a imaginação infantil, a religiosidade e a citação de ícones da cultura pop. Outras obras do artista também faziam parte da mostra Queermuseu, cancelada após a recente polêmica nas redes sociais. A conversa tem entrada franca e ocorre às 17h, no Margs (Praça da Alfândega, s/nº). A exposição segue em cartaz até o dia 24, de terças a domingos, das 10h às 19h, nas Salas Negras do museu.
JazzGig no Chapéu Acústico
O Festival Chapéu Acústico recebe nesta sexta o octeto JazzGig, a partir das 19h. O programa será composto pelas músicas Stolen Moments, de Oliver Nelson, A Rã, de João Donato, Footprints, de Wayne Shorter, Blue Train, de John Coltrane, e Chameleon, de Herbie Hancock. A programação do projeto segue até o final do mês com apresentações do grupo The Brothers Orquestra (26/9), de Um Piano e Dois Trompetes – com Jorginho do Trompete, Rochinha e Luiz Mauro Filho (28/9) – e de Dinho Oliveira Quarteto. Os shows do festival ocorrem na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190), com entrada franca. Sugere-se contribuição com valor espontâneo.