Inovação e novos negócios darão o norte das atrações do Insight 2018 evento âncora da Semana Global do Empreendedorismo. Inédito, o evento idealizado pelo Sebrae RS irá proporcionar múltiplas oportunidades de conexão entre empresas, investidores, aceleradoras e jovens interessados em empreender. Serão dois dias de programação – 12 e 13 de novembro, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, das 9h às 20h, com palestras e oficinas voltadas para que os jovens desenvolvam soluções, mostrem sua criatividade e a importância da interação no ecossistema de inovação.
A organização do evento espera um grande interesse do público, afinal, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) — patrocinada pelo Sebrae no Brasil —, ter o próprio negócio é o quarto maior sonho do brasileiro, atrás apenas de viajar, comprar a casa própria e um carro. A iniciativa se destaca também pela proposta disruptiva e descontraída, com diversas atividades sendo realizadas simultaneamente.
— A proposta é reunir aprendizado, experiência e inovação em um ambiente para fomentar novas ideias e soluções e despertar insights estratégicos — afirma a gerente de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Danyela Pires.
Cerca de 30 palestras e painéis serão promovidos simultaneamente em dois palcos. No centro das atenções serão tratados temas como futurismo, investimento em startups e empresas inovadoras, big data, cidades inteligentes, marketing digital, grandes cases, internacionalização e oportunidades para startups. Já estão confirmados nomes como Tiago Mattos (Aerolito), Tito Gusmão (Warren), Camila Achutti (MasterTech), Israel Salmen (Méliuz), Tallis Gomes (criador do Easy Taxi e Singu), Alfredo Soares (Head Global SMB da VTEX) e Renato Mendes (autor do livro "Mude ou Morra").
Além das palestras, o Centro de Eventos do ParkShopping Canoas será dividido em espaços dedicados para oficinas temáticas – estratégia e liderança, storytelling, wearables, design sprint, dois hackathons (varejo e saúde), desafio Sebrae Like a Boss, Espaço Makers e lounge para networking.
Aproximação que pode gerar investimentos
O Desafio Sebrae Like a Boss é uma grande oportunidade de conexão entre empreendedores e investidores, aceleradoras e quem busca mentorias para o crescimento dos negócios. Serão selecionados previamente 16 startups para apresentarem suas ideias a uma banca de notáveis. Além disso, haverá o matchmaking, parceria com a Unimed Porto Alegre, que selecionará 10 negócios para proporem soluções inovadoras aos desafios lançados pela empresa. A ideia é que essas aproximações gerem networking, possam atrair possibilidade de investimentos e parcerias para futuros empreendimentos.
O Insight 2018 conta, ainda, com o Espaço Makers, resultado de uma parceria do Sebrae RS com a Unisinos e a Universidade La Salle. Neste ambiente, qualquer pessoa ou empresa poderá criar, experimentar e compartilhar soluções disruptivas. Para isso, o espaço oferecerá ferramentas digitais e tecnológicas, além de oficinas – com vagas limitadas - trabalhando temas como robótica, arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica) e realidade mista.
Para inscrições acesse o link: sebraers.com.br/insight.