Neste sábado (10), o serviço de vacinação contra a gripe e a covid-19 ocorrerá somente no Lindoia Shopping, na zona norte da Capital. O atendimento será realizado entre 9h e 16h e contará também com a imunização de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. No domingo, não haverá vacinação em Porto Alegre.
No local, serão ofertadas primeira, segunda, terceira e quarta dose da imunização contra a covid-19 para os respectivos grupos. Apenas a aplicação da primeira dose de CoronaVac em crianças de três e quatro anos não será realizada, pois a Capital está com falta do imunizante, que precisa ser encaminhado por parte do governo federal.
Atualmente, a primeira dose está disponível para crianças a partir dos cinco anos. Já a segunda aplicação está sendo oferecida para todos os maiores de três anos, desde que obedecido o intervalo mínimo entre as aplicações.
A terceira dose é ofertada para todos os maiores de 12 anos, exceto aqueles que realizaram o esquema primário com a Janssen – estes podem solicitar o reforço a partir dos 18 anos. Já a quarta dose é oferecida para pessoas de 18 a 32 anos com comorbidades (confira os critérios) e, para o público geral, aos maiores de 33 anos e também para profissionais de saúde maiores de 18 anos.
A vacina contra a gripe está sendo aplicada em todos maiores de seis meses.
Saiba mais
Contra a gripe
- Público: pessoas a partir de seis meses
- Onde: Lindoia Shopping
Contra a covid-19 para crianças
- Primeira dose: a partir de cinco anos
- Segunda dose: vacinadas com CoronaVac e Pfizer há pelo menos 28 dias e oito semanas, respectivamente
- Onde: Lindoia Shopping
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Caso a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação não seja um responsável legal, deve apresentar autorização. Crianças imunocomprometidas precisam apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação
Contra a covid-19 para adultos
- Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais
- Segunda dose: vacinados com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac/Butantan há 28 dias
- Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses.
- Quarta dose: pessoas a partir de 33 anos e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há, pelo menos, quatro meses; e pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 32 anos
- Onde: Lindoia Shopping
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.