O Ministério da Saúde publicou na manhã deste sábado (4) uma nota técnica recomendando a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima dos 50 anos. A novidade já havia sido antecipada na última quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga, e agora se torna oficial. Os trabalhadores da saúde, de todas as idades, também foram incluídos na recomendação da aplicação da dose de reforço.
Até a publicação da nota, o Ministério da Saúde estava recomendando oficialmente a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 apenas para pessoas com 60 anos ou mais, além de pacientes imunossuprimidos.
"As novas orientações da Pasta consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente. Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz", diz a nota publicada pelo Ministério da Saúde neste sábado (4).
Mesmo antes do anúncio oficial por parte do ministério, algumas cidades e Estados já haviam começado a vacinar pessoas a partir dos 50 anos com a quarta dose. Em Manaus, a aplicação já está liberada desde o início de maio, e, no Piauí, a quarta dose foi liberada na mesma data para toda a população a partir dos 18 anos. Em Macapá e Maceió, começaram a aplicação na quarta-feira (1º), e no Distrito Federal, na sexta-feira (3).
Em Porto Alegre, as pessoas com 60 anos ou mais começaram a receber a dose de reforço na última quarta-feira (1º). A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa, que será avaliada a quantidade de doses de vacina em estoque, e, se houver doses suficientes, poderá começar essa nova etapa da vacinação de forma escalonada. A data definitiva deverá ser divulgada na próxima semana.