Sábado (30) será o Dia D da vacinação contra a gripe e o sarampo, campanha direcionada, neste momento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). As doses da tríplice viral (protegem contra a rubéola e a caxumba, além do sarampo) se destinam apenas aos públicos infantil e da saúde. Há orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a adesão e a ampla abertura de postos, mas a decisão cabe às prefeituras.
Em Porto Alegre, 105 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h. Os ônibus da Capital circularão com passe livre para incentivar a participação e facilitar o deslocamento das famílias. As duas doses – gripe e sarampo – podem ser recebidas no mesmo dia. Em 35 postos, serão ofertadas a primeira e a segunda doses dos imunizantes contra a covid-19 para a faixa etária de cinco a 11 anos, mas é preciso respeitar o intervalo de duas semanas entre a vacina da covid e as demais. A imunização de adolescentes e adultos contra a covid ainda está sendo definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Até agora, em um mês de mobilização, Porto Alegre vacinou apenas 17,3% da população-alvo contra o vírus da gripe (influenza). De um total de 711.533 pessoas que representam a meta a ser atingida, apenas 123.253 haviam se imunizado até quinta-feira (28). O percentual é considerado ainda muito baixo, especialmente no que se refere à parcela infantil. Benjamin Roitman, médico pediatra e diretor-adjunto da Vigilância em Saúde da SMS, alerta para o risco de doença grave e hospitalização.
— Já temos grande circulação de vírus respiratórios impactando nas internações. Emergências pediátricas estão lotadas, muito pelos vírus respiratórios. Fazer a vacina da gripe é importante para evitar casos mais graves e que precisam internar — afirma Roitman, ressaltando também a maior vulnerabilidade dos idosos.
Quanto à vacina contra o sarampo, todas as crianças do grupo estipulado devem receber a dose, independentemente de já terem completado ou não o esquema previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). No caso dos trabalhadores da saúde, vacinam-se aqueles com alguma dose faltando.
Idosos precisam apresentar documento oficial com foto comprovando a idade. Profissionais de saúde, contracheque ou outro demonstrativo de vínculo empregatício. Para crianças, é solicitada a caderneta de vacinação.
Se mães e pais estiverem em busca da vacina contra a covid-19 para os filhos, também é preciso mostrar documento de identidade. Acompanhantes que não forem mães, pais ou responsáveis legais pela criança precisam levar autorização por escrito.
Os locais de vacinação para a população a partir de 12 anos contra a covid-19, no sábado, serão definidos ainda nesta sexta-feira (29) pela SMS.
Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo em Porto Alegre neste sábado (30)
Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses, 29 dias):
- Onde: 105 unidades de saúde
- Horário: das 8h às 17h
- Documentação: caderneta de vacinação
Idosos a partir de 60 anos (apenas vacina contra a gripe):
- Onde: 105 unidades de saúde
- Horário: das 8h às 17h
- Documentação: documento oficial com foto que comprove a idade
Trabalhadores da área da saúde:
- Onde: 105 unidades de saúde
- Horário: das 8h às 17h
- Documentação: contracheque ou outro documento demonstrando o vínculo empregatício
Vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre neste sábado (30)
- Para crianças de cinco a 11 anos (a primeira dose de Coronavac é oferecida a todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, e a segunda dose, a crianças vacinadas há 28 dias. A primeira dose pediátrica da Pfizer se destina a todas as crianças de cinco a 11 anos, e a segunda deve aplicação deve ser feita oito semanas após a primeira)
- Onde: 35 unidades de saúde
- Horário: das 8h às 17h
- Documentação: documento de identidade do acompanhante e da criança. Pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação. Se outra pessoas acompanhar, precisa apresentar autorização por escrito
- Público: a partir de 12 anos
Locais serão definidos ainda nesta sexta-feira (29) pela SMS