O cronograma de vacinação contra a covid-19 segue avançando na Serra. Em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (5), são vacinados pessoas com 32 anos ou mais; na sexta (6) será a vez da população com 31 anos ou mais receber a primeira dose. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs), exceto UBS São Vicente. A vacinação ocorre das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. As demais unidades vacinam das 8h às 15h30min. Para receber a injeção é obrigatório levar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver).
Cronograma segunda dose em Caxias
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que fizeram primeira dose de AstraZeneca: devem fazer a segunda dose de Pfizer nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. A recomendação é ir na data anotada na carteira de vacinação (12 semanas após a primeira dose).
Mulheres que fizeram primeira dose de AstraZeneca e já passaram o período do puerpério (45 dias pós-parto): fazem a segunda dose de AstraZeneca em qualquer unidade básica de saúde ou vacinadora. Aquelas cuja data da segunda dose já passou também podem comparecer.
Pessoas que precisam da segunda dose da CoronaVac: buscar o imunizante até sexta-feira (6) para quem fez primeira dose entre os dias 5 a 9 de julho ou antes. A recomendação é ir na data anotada na carteirinha de vacinação. Quem está com a segunda dose de CoronaVac atrasada também pode comparecer. A vacina estará disponível nas unidades Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.
Demais pessoas que precisam da segunda dose da AstraZeneca devem seguir o esquema abaixo em todas as unidades básicas de saúde e vacinadoras, exceto a São Vicente:
Quinta-feira: quem fez primeira dose em 27 de maio ou antes.
Sexta-feira: quem fez primeira dose em 28 de maio ou antes.
Bento Gonçalves vacina pessoas de 29 anos nesta quinta-feira. O horário da aplicação da doses é das 17h às 20h na Fundaparque. Na segunda-feira (9) será a vez de quem tem 28 anos receber a primeira dose do imunizante contra covid-19. O horário de atendimento também será das 17h às 20h na Fundaparque. Para receber a vacina é preciso apresentar documento com foto, cartão SUS e cadastro preenchido, que é um documento disponível no site da prefeitura.
Na sexta-feira será aplicada a segunda dose da Pfizer para professores vacinados nos dias 27 e 28 e 29 de maio no mesmo horário das 17h às 20h, também na Fundaparque. Já no sábado (7) é a vez da segunda dose da AstraZeneca para os vacinados com a primeira dose nos dias 13 e 14 e 15 e 16 de maio das 9h às 17h na Rua Coberta. É preciso levar documento com foto e cartão do dia da vacinação.
Em Farroupilha, quem nasceu entre julho e dezembro de 1990 ou no ano de 1991, será vacinado nesta quinta-feira. A vacinação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul - Campus Farroupilha no formato drive-thru. É preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
No município de Vacaria estão sendo imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 quem tem 29 anos ou mais nesta quinta. As pessoas de 28 anos ou mais já podem agendar a vacinação para a próxima semana - o agendamento é feito nos postos de saúde da cidade.
Canela avança na vacinação por faixa etária para pessoas com 31 anos ou mais nesta quinta-feira. Na sexta é a vez do público com 30 anos ou mais receber a injeção com a primeira dose. O horário de atendimento é das 8h às 16h30min no Centro de Feiras. É obrigatório apresentar um documento com foto, CPF cartão SUS e comprovante de residência. Segue também a aplicação da segunda dose da Pfizer conforme o cronograma: para quem recebeu a primeira dose de 1º a 11 de junho, a segunda dose está disponível de 10 a 20 de agosto; quem foi vacinado de 14 de 18 de junho pode fazer a segunda dose de 23 a 27 de agosto; quem fez a vacina de 21 a 25 de junho pode receber a segunda aplicação de 30 de agosto a 2 de setembro. O horário da vacinação é de segunda a sexta das 8h às 16h30min, no Centro de Feiras. Na cidade também segue a Vacinação Solidária para quem puder doar se puder 1 kg de alimento não perecível.
Em Gramado, a vacinação de primeira dose contra a covid-19 foi interrompida em nesta quinta por falta de doses. Segundo a secretaria da Saúde, a imunização só será retomada quando a cidade receber uma nova remessa de vacinas. O município recebeu 680 doses na quarta-feira e todas foram aplicadas em menos de três horas. Já a aplicação da segunda dose segue normalmente na cidade: no Expogramado, das 9h às 16h, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, das 7h30min às 11h30min. É necessário apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose.