Quem tomou as vacinas contra a covid-19 em Porto Alegre e ainda não dispõe dos dados atualizados no sistema digital do Ministério da Saúde — acessíveis pelo site e aplicativo do Conecte SUS — ou encontrou erro nos registros pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via WhatsApp e solicitar a inserção ou a correção das informações.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendentes consultam diretamente o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), onde a marcação do nome do fabricante da dose recebida, a data e demais detalhes de cada usuário são completados no momento da vacinação na unidade de saúde.
Há cerca de um mês, todos os pontos de imunização na Capital estão informatizados, inclusive os drive-thrus, o que reduz a ocorrência de equívocos – antes, os dados eram anotados em planilhas de papel antes de serem repassados aos computadores. O serviço via WhatsApp, em vigor desde a última sexta-feira (23), não requer mais que a pessoa se desloque até o posto onde foi imunizada para corrigir eventuais erros.
De acordo com Caroline Schirmer, diretora de Atenção Primária da SMS, a aplicação da vacina pode levar até 10 dias úteis para aparecer no Conecte SUS. É importante conferir se as informações estão corretas porque se trata do registro oficial da vacinação – válido tanto quanto a carteirinha impressa, mas sem o risco de extravio do papel.
— A carteirinha digital tem uma longevidade maior, pode ser gerada de novo. É uma comodidade, um documento mais duradouro. O celular está sempre à mão, a carteirinha às vezes você não tem – comenta Caroline.
Como acionar o serviço em Porto Alegre
- Envie uma mensagem de WhatsApp para o número (51) 3289-2715. O contato deve ser exclusivamente por escrito.
- Informe seu número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou o CPF.
- Mande fotos da frente e do verso da carteirinha de vacinação em papel, com as informações sobre a imunização contra a covid-19.
- Descreva o problema encontrado no site ou no app Conecte SUS e peça a correção ou a atualização dos dados.
Para quem não se vacinou em Porto Alegre
- As informações referentes à imunização devem ser consultadas no app ou no site do Conecte SUS.
- Se você identificar atrasos superiores a 10 dias para o registro das doses, procure o posto de saúde onde tomou a vacina e solicite a correção.
O Conecte SUS
O que é o Conecte SUS?
O portal é uma iniciativa do governo federal para unificar informações sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre outros serviços, há o registro das vacinas aplicadas contra a covid-19.
Como acessar?
O acesso a este site permite fazer o cadastro com CPF e senha. Também é possível baixar o aplicativo no celular. O usuário receberá um e-mail para validação do cadastro.
Como as vacinas são cadastradas?
O aplicativo apresenta as vacinas contra a covid-19 que foram registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), com a identificação do cidadão pelo número do Cartão Nacional de Saúde ou pelo CPF. Essas informações são inseridas pelas equipes de profissionais envolvidas na campanha de imunização.
O que fazer em caso de erros ou ausência de registro?
A pessoa deve contatar a unidade de saúde onde tomou o imunizante e solicitar a correção. Também é possível acessar, no menu, a aba Fale com o Conecte SUS.
Por que acontecem erros em datas ou no nome das vacinas?
Em geral, pode ocorrer erro no momento da digitação dos dados de cada indivíduo vacinado. A partir de melhorias implementadas na ferramenta, agora é possível editar as informações, corrigindo o que eventualmente estiver incorreto.
Por que devo checar as informações da vacinação contra a covid-19 no aplicativo ou no site?
O Conecte SUS oferece a Carteira Nacional Digital de Vacinação, que comprova a aplicação das doses, da mesma forma como a carteira em papel fornecida nas unidades de saúde. É fundamental que informações como datas de aplicação e nome do imunizante estejam corretas, uma vez que são um registro importante do histórico de saúde do usuário da rede pública de saúde.