Segue em ligeira queda, neste domingo (20), o número de pacientes com diagnóstico confirmado de coronavírus internados em leitos clínicos e unidades de terapia intensiva (UTI) no Rio Grande do Sul.
A quantidade de pacientes em UTIs, até 15h, era de 1.805 pessoas, cinco a menos do que no sábado (19) - menor marca registrada desde o final de maio. Já a taxa geral de ocupação dos leitos de alta complexidade no Estado estava em 85%, uma queda de 3,6% em relação ao registrado uma semana antes, no último domingo (13). Dos 3.396 leitos de UTI disponíveis, 2.886 estão ocupados. No domingo passado (13), 2.995 estavam com pacientes em estado grave.
Dentre as sete macrorregiões de saúde do RS, três apresentam esgotamento dos leitos intensivos privados. São elas: Serra (112,4% de ocupação dos leitos privados), Norte (121,7%) e Vales (213,3% de ocupação dos privados).
As macrorregiões Missioneira, Sul e Metropolitana não apresentam superlotação em suas UTIs. A região Centro-Oeste tem apenas um leito ainda vaga na UTI SUS.
Quando a ocupação supera a linha dos 100%, significa que há mais pacientes graves em tratamento do que o total de leitos oficialmente abertos, o que faz com que os atendimentos ocorram com algum grau de improvisação.
Nos leitos clínicos do Estado, há 2.726 pacientes internados com covid-19 ou com suspeita da doença, um aumento de 2,8% em comparação ao registrado no último domingo (2.650 pacientes).