O número de doentes com coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTI) de Porto Alegre recuou 10% em comparação a uma semana antes. No final da tarde de sábado (19), o painel de monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicava 366 doentes em condição crítica na Capital.
No sábado anterior, a cifra estava em 408 hospitalizados. O dado mais recente, porém, representou uma ligeira oscilação em relação à sexta-feira (18), quando havia 359 leitos ocupados em razão da pandemia.
Em um cenário de mais longo prazo, desde o final de abril, quando o universo de doentes em estado crítico com covid estava acima do patamar de 500, a Capital passa por uma tendência de leve declínio, com longos momentos de estabilidade em patamar muito elevado.
Conforme o cenário retratado pelo painel da SMS no sábado, apenas o Hospital Porto Alegre não havia atualizado suas informações diárias. A taxa geral de ocupação, por todo tipo de patologia, era de 82,9%. Três estabelecimentos apresentavam lotação máxima: Ernesto Dornelles, Cristo Redentor e Fêmina.
Além dos pacientes internados em UTI com diagnóstico já confirmado, outras 16 pessoas estavam sob tratamento intensivo com suspeita da doença, e outras 10 tinham exame positivo para o vírus, mas estavam em emergências aguardavam leito em UTI.