- O Rio Grande do Sul teve 155 registros de mortes por coronavírus em 24 horas
- O número está no boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde
- A pasta contabiliza todas as mortes que chegaram ao seu conhecimento no período, mas elas não necessariamente ocorreram no mesmo dia
Boletim divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) registrou mais 155 mortes por coronavírus em 24 horas. Desde o início da pandemia, o Rio Grande do Sul contabiliza 30.605 vítimas da doença.
Quanto à média móvel de mortes – fórmula matemática mais precisa para observar a tendência da pandemia –, os dados da SES apontam para uma alta de 6,4%. O levantamento é feito a partir de 12 de junho. A data é referência, pois representa 10 dias anteriores a esta terça-feira, prazo em que os números são consolidados, conforme a secretaria. No dia 12, a média é de 99 óbitos diários. Já nos 15 dias anteriores – em 29 de maio –, a média era de 93 vítimas diárias.
A média móvel é calculada somando-se o número de casos de cada um dos sete dias anteriores e dividindo esse resultado por sete – que é o número de dias considerado. Assim, é possível fazer o comparativo com as semanas anteriores.
Novos infectados
A SES também confirmou nesta terça 6.577 novos infectados, e, com isso, o Estado chegou a 1.189.262 casos de covid-19 desde o começo da pandemia. Os recuperados representam 96% do total de registros.
Outras 19.204 pessoas estão, neste momento, em acompanhamento médico no RS.
Nesta terça-feira, as cidades que mais confirmaram novos casos foram São Leopoldo (253 ocorrências), Santa Maria (218), Vacaria (211) e Uruguaiana (205). Dos 497 municípios, cerca de 75% notificaram pelo menos um teste positivo.
De acordo com a SES, dos óbitos divulgados, somente quatro não ocorreram nos últimos 21 dias. As cidades que mais confirmaram mortes foram Porto Alegre, com 19 falecimentos, e Passo Fundo, com nove.