A segunda-feira (7) iniciou sem a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da Oxford/Astrazeneca em Porto Alegre. No entanto, após uma reorganização na distribuição, pelo menos três unidades de saúde estão aplicando o imunizante para quem tomou a primeira dose há 12 semanas. A previsão é que nesta terça-feira (8) a situação esteja normalizada em todos os locais com atendimento para imunizar a população.
Tanto no Posto Modelo, na Avenida João Pessoa com Jerônimo de Ornelas; na unidade Santa Cecília, Rua São Manoel e no São Carlos, junto ao terminal Antônio de Carvalho, a segunda dose foi liberada por volta das 9h30.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Foi feito um ajuste emergencial para manter a vacinação. A Direção de Atenção Primária autorizou para a segunda dose o uso de vacinas que estavam guardadas para primeira.
Desde cedo muitas pessoas buscavam a segunda dose da Oxford/Astrazeneca nas unidades de saúde. Uma delas é a senhora Marilú Anália Bartmann Schleiniger, 77 anos. Ela deveria ter tomado a segunda dose na última sexta-feira (4), mas não conseguiu.
— Hoje vou conseguir! Depois de me vacinar, se pudesse, soltaria foguete.
Ela aguardava há cerca de uma hora na unidade Santa Cecília.
No drive-thru da PUC, após um pequena fila no início da manhã, por volta de 11h não havia nenhum carro aguardando.
Ao todo, 26 unidades de saúde e três drives (PUC, BarraShopping e Big Sertório) estão vacinando mulheres com 58 anos, homens e mulheres com 59 anos fora dos grupos prioritários além dos profissionais de educação do ensino fundamental privado, e os demais grupos que já vinham sendo imunizados.
Gestantes e puérperas estão recebendo a primeira dose da vacina da Pfizer em 12 unidades de saúde. Já a segunda dose para os que receberam a primeira até 17 de maio está disponível em 20 farmácias credenciadas e em três unidades de saúde: Panorama, Rubem Berta e Belém Novo, conforme a Secretaria Municipal da Saúde.